No 1° Dia do Tríduo, a oração pelos leigos e leigas

Hoje recordamos os cristãos leigos e leigas que ajudaram a escrever esta história

Hoje vamos recordar os cristãos leigos e leigas que ajudaram a escrever esta história: nossos catequistas, ministros, coordenadores, membros das diversas pastorais, equipes de serviços, comunidades, conselhos e movimentos, colaboradores, assessores, funcionários e benfeitores.
A vocação laical é a primeira e a mais comum na Igreja. Os leigos e leigas são todos os cristãos, os quais pelo Batismo e pela Confirmação, foram consagrados a Deus, incorporados a Cristo Jesus e membros da Igreja. Participam da função sacerdotal, profética e real de Cristo, a seu modo. São pessoas da Igreja no coração do mundo e pessoas do mundo no coração da Igreja.
Os cristãos leigos e leigas vivem a vocação e missão: na família, na política, no trabalho, na cultura e educação, no diálogo com a ética, a arte, a ciência, buscando nelas a transcendência, no mundo das comunicações, no compromisso com o meio ambiente e cuidado com a casa comum.