Catequese Dominical sobre a Santa Missa
No decorrer da história, o sacramento da Eucaristia foi ganhando elementos que ajudam na sua celebração. Mas dois grandes momentos que formam a sua unidade, prevalecem: "Liturgia da Palavra e Liturgia Eucarística, que constituem juntas "um só e mesmo ato do culto" (CigC, 1346).
Temos a presença da Palavra de Deus ou textos da Igreja: Bíblia, Missal, Lecionários, Rituais, Pontifical, Diretório Litúrgico.
A Liturgia da Palavra é o primeiro grande momento da celebração eucarística. "As divinas Escrituras sempre foram veneradas como o próprio Corpo do Senhor pela Igreja, que - máxime na sagrada Liturgia - não cessa de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, tanto da mesa da Palavra de Deus, quando da mesa do Corpo de Cristo" (DV, 21). Por ela, o Senhor nos convoca, nos ensina e nos fala. É um diálogo, através das leituras, entre Deus e o seu povo.
As leituras escolhidas da Sagrada Escritura, estão em sintonia com o tempo litúrgico, domingos e festas. Aos domingos e solenidades, são três leituras, de semana, duas. Nos tempos fortes, as leituras estão conforme os mistérios celebrados. A primeira leitura é tirada do Antigo Testamento, em sintonia com o Evangelho. A segunda, quando houver, é tirada dos apóstolos.
Terminada a coleta, estando todos sentados, o leitor se dirige ao ambão (mesa da Palavra) e recita a primeira leitura. No fim da leitura, diz Palavra do Senhor, todos respondem: Graças a Deus. Depois, o salmista ou o próprio leitor, canta ou recita o salmo, como uma meditação sobre a palavra ouvida. A assembleia participa com um estribilho. Quando houver, outro leitor profere a segunda leitura.O Evangelho é o ponto alto da Liturgia da Palavra. Todos de pé, celebram com ritos expressivos, cantos de aclamação, Aleluia. O diácono (ou o sacerdote) se dirige ao ambão, saúda ao povo, faz o sinal da cruz sobre o livro, com a assembleia, sobre si mesmo na fronte (que a mensagem do Evangelho penetre nas mentes), nos lábios (que ela seja proclamada) e no peito (acolhida e assumida em nossa vida). Se houver incenso, incensa o livro e proclama o Evangelho. Diz no final, Palavra da salvação, e todos aclamam: Glória a vós, Senhor.