Oração Eucarística

18° Domingo do Tempo Comum : Catequese sobre a Santa Missa

É o ponto central e culminante de toda a celebração:  todos se voltam para o oriente, para o leste, isto é, para o Senhor. É uma oração do próprio Jesus Cristo. O celebrante dá início à Oração eucarística, recitando o prefácio (várias opções), onde a Igreja rende graças ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, por todas as suas obras: criação, redenção e santificação.
Estendendo as mãos, o celebrante canta ou diz: O Senhor esteja convosco. Ao prosseguir: Corações ao alto, eleva as mãos; e, de mãos estendidas, acrescenta: Demos graças ao Senhor, nosso Deus. Os fiéis participam com as respostas próprias, e na conclusão, canta ou recita o Santo.
O celebrante continua com a Oração eucarística, seguindo as  partes.

Epiclese
Invocação ao Espírito Santo "sobre o pão e o vinho, para que se tornem, por seu poder, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, e para que aqueles que participam da Eucaristia sejam um só corpo e um espírito" (CigC, 1353).

Narração da Instituição da Eucaristia
"Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo... Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue". "ln persona Christi", o sacerdote diz as palavras de Jesus proferidas na Ceia Pascal. Ele recebe através da ordenação sacerdotal essa autorização sacramental dada pelo mesmo Jesus Cristo à sua Igreja.
"A força das palavras e da ação de Cristo e o poder do Espírito Santo tornam sacramentalmente presentes, sob as espécies do pão e do vinho, o Corpo e o Sangue de Cristo, seu sacrifício oferecido na cruz uma vez por todas" (Idem, 1353).
Damos o nome a este mistério de transubstanciação: Cristo presente de maneira verdadeira, real e substancial, corpo  e sangue, alma e divindade.
O Catecismo da Igreja Católica diz que Jesus "está presente de múltiplas maneiras em sua Igreja", mas, sobretudo, "sob as espécies eucarísticas". "No santíssimo sacramento da Eucaristia estão contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente, o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso       Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo... É pela conversão do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo que este se torna presente" (ClgC, 1373-1374) na Eucaristia. A presença eucarística está na consagração e dura enquanto subsistirem as espécies eucarísticas.