18° Domingo do Tempo Comum : Catequese sobre a Santa Missa
É o ponto central
e culminante de toda a celebração: todos se voltam para o oriente, para o leste,
isto é, para o Senhor. É uma oração
do próprio Jesus Cristo. O celebrante dá início à Oração eucarística, recitando o prefácio (várias opções), onde a Igreja rende graças ao Pai, por Cristo, no
Espírito Santo, por todas as suas obras: criação, redenção
e santificação.
Estendendo as
mãos, o celebrante canta ou diz: O Senhor esteja
convosco. Ao prosseguir: Corações ao alto, eleva as mãos; e, de mãos estendidas, acrescenta: Demos graças ao Senhor,
nosso Deus. Os fiéis participam com as respostas
próprias, e na conclusão, canta ou recita o Santo.
O celebrante continua com a Oração eucarística, seguindo as partes.
Epiclese
Invocação ao
Espírito Santo "sobre o pão e o vinho, para que se tornem, por seu poder, o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, e para que aqueles que participam da Eucaristia sejam um só corpo e um só espírito" (CigC, 1353).
Narração da Instituição da Eucaristia
"Tomai,
todos, e comei: isto é o meu Corpo... Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue". "ln persona
Christi", o sacerdote diz as
palavras de Jesus proferidas na Ceia Pascal. Ele recebe através da ordenação sacerdotal essa autorização sacramental dada pelo mesmo Jesus Cristo à sua Igreja.
"A força das palavras e da ação de Cristo e o
poder do Espírito Santo tornam sacramentalmente presentes, sob as espécies
do pão e do vinho, o Corpo e o Sangue de Cristo, seu sacrifício oferecido na cruz uma vez por todas" (Idem,
1353).
Damos o nome a
este mistério de transubstanciação: Cristo presente de maneira verdadeira, real e substancial, corpo e sangue,
alma e divindade.
O Catecismo da Igreja
Católica diz que Jesus "está presente de
múltiplas maneiras em sua Igreja", mas, sobretudo, "sob as espécies eucarísticas". "No santíssimo sacramento da Eucaristia estão
contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente, o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a
divindade de Nosso Senhor Jesus
Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo... É pela conversão do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo que este se torna presente" (ClgC, 1373-1374) na Eucaristia. A presença eucarística está na consagração e dura enquanto
subsistirem as espécies
eucarísticas.