Sínodo dos Bispos – outubro de 2023

Domingo (17), início da fase diocesana

No domingo dia 17 de outubro de 2021, em nossa Catedral Francopolitana, na celebração das 10h30 presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom Paulo Roberto Beloto, daremos início a primeira etapa do caminho de preparação do Sínodo dos Bispos que será realizado em outubro de 2023.  Com o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Sínodo quer destacar que ser Igreja é “caminhar juntos”; isso nos faz Povo de Deus peregrino e missionário.

O caminho de preparação e construção do documento de trabalho pretende ser um processo de valorização e testemunho da comunhão de todos os fiéis, unidos e fortalecidos pelo abraço da Santíssima Trindade. Quer ser um processo de participação ativa e de escuta atenta de todos, próximos e distantes. Também uma luz a iluminar nossa missão e nosso ser Igreja.

No período que se estende de outubro de 2021 a outubro de 2023, quando será realizado o encontro dos Bispos com o Santo Padre, serão realizadas fases de preparação e construção. A primeira fase, que será de 17 de outubro até abril de 2022, será vivida nas Igrejas locais, nas Dioceses, na busca de escuta de todos, clérigos, religiosos, fiéis leigos, cristãos de outras confissões e não cristãos, instituições e realidades sociais.

Com o auxílio e proteção da Imaculada Conceição, unidos ao nosso bispo diocesano, peçamos hoje, e durante todo o caminho sinodal, as disposições necessárias para escutar o que o Espírito diz à Igreja e para dar os passos rumo a uma Igreja Sinodal.

Equipe Diocesana  - Sínodo dos Bispos