Catequese sobre a Santa Missa

29º Domingo do Tempo Comum

Lugares e símbolos na liturgia
Na liturgia eucarística muitos elementos ajudam a celebrar, como o espaço e seus objetos, os elementos da natureza: tudo para nos conduzir e penetrar o grande mistério, que é Jesus, sua presença viva e eterna entre nós.

O espaço sagrado
O espaço litúrgico das celebrações, com sua nobreza, beleza, harmonia e simplicidade, deve ser um ambiente que favoreça a acolhida, a glorificação a Deus, a oração, a educação da fé, onde os fiéis possam se sentir Igreja, assembleia reunida em nome do Senhor.
No espaço sagrado, a Igreja ou o templo, se destaca, como local onde os fiéis, à luz da Palavra, se reúnem para a celebração do culto. Nesse espaço, temos um lugar sagrado por excelência, que é o altar, a mesa do sacrifício espiritual de ação de graças. Na liturgia, representa o próprio Cristo, trono do Deus vivo. A cruz, colocada sobre o altar, lembra Aquele que foi transpassado, ponto de referência para todos, sacerdote e fiéis. O Sacrário ou Tabernáculo, onde se guarda o Santíssimo Sacramento. O presbitério, a credência, mesa das ofertas, cadeira do celebrante, o lugar da presidência, ambão, de onde se anuncia a Palavra de Deus. Depois, o lugar dos cantores e do órgão ou dos instrumentos musicais, o confessionário, o batistério ou pia batismal e o lugar reservado para a assembleia. Também no espaço sagrado da Igreja, podem vir as esculturas e a pinturas, tradição desde o início do cristianismo, sua finalidade é ajudar a mergulhar nos mistérios da vida de Cristo; veneração aos santos. Relicário: onde são guardadas as relíquias dos santos.

Elementos da natureza
Na liturgia católica os elementos da natureza estão presentes, pois é liturgia do Verbo encarnado, faz parte dela a matéria do mundo, em destaque: a água, a luz, as trevas, o fogo, o incenso, o óleo, as cinzas, as flores.

Também as cores ajudam a celebrar.
Branco: indica alegria, vida e felicidade. Utilizado nas missas dos tempos pascal e natal, nas festas, nas cerimônias festivas de Nossa Senhora, santos anjos, santos não-mártires, festa de todos os santos, são João Batista (24/6), são João evangelista (27/12), Cátedra de São Pedro, conversão de São Paulo.
Vermelho: indica sangue e fogo. Utilizado no domingo da Paixão, Sexta-feira Santa, festas dos apóstolos e evangelistas, celebrações dos santos mártires, missas de Crisma e Pentecostes.
Verde: indica crescimento e esperança. Utilizado no tempo comum.
Roxo: indica seriedade e penitência. Utilizado no advento e quaresma, missas de defuntos, confissões e unção dos enfermos.
Preto: indica tristeza e luto. Utilizado nas missas de defuntos.
Rosa: 3° domingo do advento e 4° domingo da quaresma. Indica alegria.