Celebração abre a etapa diocesana do Sínodo dos Bispos

Tem início a etapa diocesana do Sínodo dos Bispos.

Na último domingo (17), em celebração presidida por Dom Paulo Roberto Beloto às 10h30, na Sé Catedral Imaculada Conceição, teve início o Sínodo dos Bispos 2021-2023.

Com o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Sínodo quer evidenciar que ser Igreja é “caminhar juntos”; isso nos faz Povo de Deus peregrino e missionário, esclareceu Pe Flávio durante a celebração.

O caminho traçado será longo, mas produzirá belos e variados frutos. Será um processo de valorização e testemunho da comunhão de todos os fiéis, unidos e fortalecidos pelo abraço da Santíssima Trindade. Um processo de participação ativa e de escuta atenta de todos, próximos e distantes. Uma luz a iluminar nossa missão e nosso ser Igreja.

No período que se estende de outubro de 2021 a outubro de 2023, quando será realizado o encontro dos Bispos com o Santo Padre, serão realizadas fases de preparação e construção. A primeira fase, que será de hoje até abril de 2022, será vivida nas Igrejas locais, nas Dioceses, na busca de escuta de todos, clérigos, religiosos, fiéis leigos, cristãos de outras confissões e não cristãos, instituições e realidades sociais, completou.

Sob a proteção e auxílio da Imaculada Conceição, peçamos hoje, e durante todo o caminho sinodal, as disposições necessárias para escutar o que o Espírito diz à Igreja e para dar os passos rumo a uma Igreja Sinodal.

Na oportunidade foi apresentada a equipe diocesana (que será ampliada): Pe Flávio Augusto Cícero, Diácono Amélio Rosa Barbosa Filho, Dr. Marcelo e Fernanda Silveira (todos da Paróquia Menino Jesus de Praga e Sta. Ifigênia) e Pe Danilo Juscelino da Silva (Paróquia N. Sra. do Carmo Ituverava).

ORAÇÃO DO SÍNODO

Espírito Santo!

Eis-nos aqui, diante de Vós, reunidos em vosso Nome.

Nosso defensor, vinde, ficai conosco; tomai posse do nosso coração.

Mostrai-nos o destino, caminhai conosco, conservando-nos em comunhão.

Ai de nós, pecadores, se cairmos na confusão! Não o permitais.

Iluminai a nossa ignorância, libertai-nos da parcialidade.

Senhor que dais a vida, em Vós, a unidade, convosco, a verdade e a justiça;

em marcha até à vida sem ocaso: nós vos suplicamos.

Vós que soprais onde e como desejais,

a todos dando a possibilidade de passar, com Jesus, ao Pai:

nós vos adoramos, agora e sempre.

Amém.