Foto: CNBB
O Santo Padre nomeou bispo da Diocese de São Carlos (SP), dom Luiz Carlos Dias, nesta quarta-feira, 20, transferindo-o da sede titular de “Tunes” e do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, onde é Vigário Episcopal para a Região Belém.
A diocese de São Carlos estava vacante desde 21 de outubro de 2020, quando dom Paulo Cezar Costa foi transferido para a arquidiocese de Brasília. Desde então, estava sob os cuidados pastorais de seu bispo auxiliar, dom Eduardo Malaspina.
Dom Luiz Carlos Dias nasceu no dia 16 de setembro de 1964 em Caconde, Diocese de São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo. Estudou Filosofia (1984-1986) e Teologia (1987-1990) no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). Obteve licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (2002-2004).
Foi ordenado sacerdote em 5 de abril de 1991 e incardinado na Diocese de São João da Boa Vista, onde ocupou os seguintes cargos: Reitor do Seminário Propedêutico; Vigário Paroquial da Imaculada Conceição em Caconde; Pároco de Nossa Senhora de Fátima em São João da Boa Vista; Diretor do Instituto de Filosofia; Reitor do Seminário Teológico de São João Maria Vianney e Vigário Paroquial de São Judas Tadeu em Mogi Guaçu; Coordenador da Pastoral Missionária e Membro do Conselho Presbiteral. Foi também professor nos Institutos Filosóficos das Dioceses de São João da Boa Vista e Guaxupé e da Arquidiocese Metropolitana de Brasília.
De 2010 a 2015 foi Secretário executivo da Campanha da Fraternidade e da Campanha da Evangelização da Conferência Episcopal Brasileira.
No dia 16 de março de 2016, foi nomeado Bispo titular de Tunes e auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de São Paulo, e recebeu a ordenação episcopal.
Dentro da Conferência Episcopal Brasileira, é Secretário da Regional Sul 1.
Dom Luiz Carlos Dias assumirá oficialmente as suas funções no dia 18 de dezembro, às 10h, quando ocorrerá a sua posse canônica na Catedral de São Carlos.