Notice: Undefined variable: id_orgao in /home2/diocesefrancaorg/public_html/compartilhar.php on line 305
Fundadores e representantes das Novas Comunidades reúnem-se com seu assessor eclesiástico.

Fundadores e representantes das Novas Comunidades reúnem-se com seu assessor eclesiástico.

Sínodo dos Bispos e diretrizes diocesanas foram alguns dos temas em pauta.

Na noite desta sexta-feira, dia 29 de outubro, reuniram-se no salão da Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Ifigênia, em Franca, fundadores e representantes das Novas Comunidades presentes na Diocese de Franca, com seu assessor eclesiástico Padre Flávio Augusto Cícero. Antes da reunião propriamente dita, os convidados participaram da celebração eucarística na Matriz, presidida por Pe Flávio.

No segundo momento, já no salão, a oração inicial de clamor ao Espírito Santo foi conduzida pelo diácono Fernando (Fernandinho) Costa, fundador da Comunidade Cenáculo.

A reunião teve como um dos assuntos em pauta esclarecer que cientes da carência de documentos da Igreja relativos às Novas Comunidades, a diocese de Franca deseja propor algo para esta realidade - diretrizes / orientações, visando a comunhão e unidade, bem como firmar parâmetros para os Novos Movimentos e Realidades na Igreja particular de Franca.

Neste sentido, Pe Flávio apresentou um esboço, que será objeto de estudos e discussão nas Comunidades, em vistas à redação do texto final. Itens referentes a cadastramento, atividades, estatuto, contabilidade e Sacramentos estão contemplados neste primeiro "rascunho".

O segundo assunto tratado na noite refere-se ao Sínodo dos Bispos que acontecerá em outubro de 2023, e que passa pela fase de escuta diocesana até abril de 2022. Após uma breve explanação sobre o significado do Sínodo para a Igreja e de como ele se realiza, Pe Flávio esclareceu em que consiste esta fase diocesana: uma consulta ao povo de Deus. Ela será realizada através de um questionário encaminhado, no caso, às Comunidades para que possam internamente orar e discutir. Nele estão abordados diferentes temas,  sendo que o fruto desta ação (questionário respondido) deverá ser entregue até o dia 15 de dezembro.

Finalizando a reunião, foram apresentados os fundadores e representantes das comunidades, sugerida a realização de novos momentos juntos (agendar para o próximo ano) e enfatizada a importância da participação em eventos, como o Simpósio Novas Comunidades (ocorrido em setembro último), e o Congresso Nacional para as Novas Comunidades promovido pela SBC Charis, a ser realizado de 5 a 7 de novembro próximos, na Sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista/SP.

Pe Dalmácio , fundador da Comunidade Hodie, deu a benção final, encerrando a reunião.