Reflexão da Liturgia Dominical
Estamos iniciando a leitura do
Evangelho de São Lucas, Ano C. Lucas foi um cristão grego convertido. Não
conheceu Jesus pessoalmente, mas através dos apóstolos e testemunhas do Senhor.
Foi companheiro e discípulo de Paulo (Cl 4,14; Fl 24; 2Tm 4,11). Homem culto,
escreveu um Evangelho bem ordenado, fora da Palestina, logo após, escreveu os
Atos dos Apóstolos.
Lucas dedica seus escritos a Teófilo
(Lc 1,3; At 1,1-2), que devia ser uma pessoa importante na comunidade. Esta
palavra significa amigo de Deus. Por isso muitos especialistas afirmam que os
verdadeiros destinatários são os amigos de Deus.
O Evangelho traça o caminho de Jesus,
que se realiza na história. Para percorrê-lo, o Filho do Altíssimo (1,32) se
fez homem em Jesus de Nazaré (2,1-7), trazendo para dentro da história humana o
projeto de salvação que Deus tinha revelado, conforme a promessa feita no
Antigo Testamento (Lc 1,68-70).
O ápice do 3º Evangelho está nas
palavras de Jesus na cruz; “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc
23,46). A morte de Jesus é a sua libertação nas mãos de Deus. Ele faz da sua
vida e morte um ato de humilde, de confiança e obediência. Deus respondeu com a
ressurreição (At 2,22-24; 3,15), que revela e legitima o caminho de Jesus como
o caminho da vida.
As comunidades que receberam os
escritos de Lucas enfrentavam situações difíceis. O objetivo de Lucas é
apresentar Jesus como a esperança para esses cristãos em crise.
O texto indicado pela liturgia nesse
3º domingo tem duas partes distintas. A primeira parte (Lc 1,1-4) reúne o
prólogo no qual o autor mostra o que pretende fazer. Qual é a sua intenção com
os seus escritos? Lucas descreve o assunto, o método e a finalidade de sua
obra. Recebeu um material da tradição. Fez uma pesquisa com desvelo. Escreveu
com ordem lógica, originalidade e objetivos definidos. A segunda parte (Lc
4,14-21) narra o episódio na sinagoga de Nazaré, que trata o programa de Jesus.
O texto diz que Jesus foi conduzido
pelo Espírito. Na sinagoga, lugar do encontro religioso dos judeus, Ele fez o
que poderia fazer um judeu adulto: ler um texto dos profetas, ou de outro livro
das Escrituras e explicá-lo aos ouvintes. O texto escolhido é do profeta Isaías
que narra as promessas de libertação para os pobres, a partir da presença de um
Messias (Is 61,1-2).
A novidade está na explicação da
leitura de Jesus. Ele é o Messias que veio cumprir essa missão: veio libertar
os pobres e restaurar o Ano de Graça do Senhor – ano do perdão de todas as
dívidas e redistribuição das terras e propriedades. Jesus veio realizar essa
experiência de fraternidade e comunhão. Quando fala “hoje”, está se referindo a
sua atividade terrestre e também a sua presença nas comunidades e na
evangelização da Igreja, que confia em Deus, que ama e perdoa.
Neemias 8,2-4ª.5-6.8-10 narra a
leitura que o sacerdote Esdras faz do livro da Lei. Esdras encontrou na Palavra
de Deus o instrumento para congregar e reunir o povo e iluminar a sua vida.
Ouvindo com atenção a leitura do texto, o povo aclama e chora. Encontra nele o
sentido de sua vida. Esdras exorta toda a assembleia à alegria e a celebrar a
festa. A alegria do Senhor é a força do seu povo (cf Ne 8,12).
Em 1Cor 12,12-30, Paulo exorta a
comunidade a viver a unidade. A comunidade é um corpo, e cada parte tem a sua
função e o seu valor. Na comunidade todos são importantes, cada qual com seus
dons. O Espírito gera a unidade e o serviço mútuo.
Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.