As Visitas Pastorais

Dom Paulo Roberto Beloto retoma a experiência das visitas pastorais em 2022, iniciando por Ituverava (03/02) e Orlândia (10/02). Neste artigo ele escreve em que consiste esta forma de pastoreio.

Entre as formas de pastoreio, que a Igreja confia ao bispo diocesano, estão as visitas pastorais às paróquias da sua diocese. Durante os anos de 2015-2018, todas as paróquias da diocese foram visitadas. A visita em cada paróquia durou de dois a quadro dias, dependendo do seu tamanho, de quinta ou sexta-feira, até o domingo.

Normalmente, o programa das visitas se concentraram nessas atividades: encontros com o pároco, vigário paroquial, cooperadores diáconos, com as religiosas, conselho pastoral, conselho econômico, pastorais, movimentos, crianças e jovens da catequese, autoridades civis e militares; visitas às escolas, creches, hospitais, alguns órgãos públicos, doentes; exame de administração e conservação da paróquia; vistoria dos livros de assentamentos dos sacramentos.

Alguns objetivos das visitas: contato do bispo com o pároco, diácono, vigários paroquiais, lideranças e com o povo de Deus; ocasião para fazer reviver as energias; encorajamento; renovação da vida cristã; avaliação; conhecimento da realidade paroquial; definição de prioridades.

As visitas ajudaram muito o ministério apostólico do bispo. Foram momentos de graça e renovação da vida cristã. Elas revelaram o zelo e o cuidado dos nossos presbíteros e diáconos com a ação evangelizadora em nossas paróquias e comunidades.

Após celebrar o Jubileu de Ouro da diocese, achamos por bem retomar a experiência das visitas pastorais, programadas para o ano de 2022. Agora num período mais curto, possibilitando o cumprimento das atividades em um ano. Também as visitas são ocasiões de encontros com os padres e diáconos, após o difícil período da pandemia.

Foi enviado às paróquias um roteiro com algumas orientações, a título de sugestão, para a apresentação da visita em cada paróquia. Seguimos as inspirações do Papa Francisco neste período sinodal, de uma Igreja de comunhão, participação e missão. Queremos escutar, conhecer, caminhar juntos, propor, guiados pelo Espírito Santo.

Nas visitas, o bispo diocesano irá vistoriar os livros de assentamentos, desde a última visita pastoral: Batizados, Casamentos, Confirmações e outros, se houver.

Rezemos pelo bom êxito das visitas pastorais às nossas paróquias.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha” (Mt7,24-25).

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.

(Foto: visita a São Joaquim da Barra, 2016)