Santo Antônio: elevado o 1°Santuário diocesano.

Em Celebração presidida por Dom Paulo Beloto.

Às 19h30 da última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, em solene celebração presidida por Dom Paulo Roberto Beloto, foi elevada a Santuário a Paróquia Santo Antônio.

Pe Wallace Aguiar, chanceler do bispado, realizou a leitura do decreto de criação do Santuário abrindo a cerimônia que reuniu centenas de fiéis, presbíteros, diáconos e autoridades municipais, ressaltando a importância do acontecimento quando a diocese celebra seus 50 anos de instalação. A celebração contou também com a presença de Dom Ângelo Pignoli, bispo emérito de Quixadá / CE. No breve histórico Pe Wallace lembrou que a Igreja Santo Antônio foi erigida em 1970 e logo tornou-se centro de fé.

Na sequência, foi lida a provisão de nomeação do Monsenhor José Geraldo Segantin como 1° reitor do Santuário Santo Antônio por Pe Flávio Cícero, reitor do Seminário Diocesano N. Sra. do Patrocínio.

A cerimônia foi marcada por momentos significativos como o do recebimento da relíquia de primeira classe (a massa do corpo do santo numa teca elíptica) anunciado pelos clarins, e a imagem do grande pregador, Santo Antônio, ao som do Hino ao santo; a entrada e explicação do Brasão do Santuário, símbolo que o representa; a Benção Apostólica do Papa Francisco para a ocasião; assim como a oração da Ladainha de Santo Antônio.

A vereadora Lourdinha Granzotti fez a entrega da Moção de Aplausos, concedida pela da Câmara de Vereadores, e o prefeito Alexandre Ferreira deixou sua mensagem de congratulações.

Em sua homilia, durante a Celebração Eucarística, Dom Paulo Beloto destacou a tradição bíblica da experiência com o sagrado e que o Santuário “é o lugar onde podemos celebrar a fé”, lugar principalmente de acolhida. E também que “o compromisso do Reitor é de acolher, criar condições para acolher os que vem de fora (em peregrinação). Mas que não basta ter um Santuário (construção), disse ele, recorrendo ao que diz São Paulo: Jesus Cristo é o centro, a pedra fundamental. A verdadeira igreja é o Corpo de Cristo, morto e ressuscitado. “Nós somos pedras vivas, dinamismo da fé. Nós somos construção de Deus. Nós somos santuários de Deus”. Enfatizou que o Santuário de Santo Antônio tem sentido como a celebração e expressão da fé daqueles que já participam dele e daqueles que virão (visitá-lo). Ao final sublinhou os três grandes amores de Santo Antônio: a Palavra de Deus, à Eucaristia e aos pobres. E exortou: “que o Santuário desperte ainda mais (estes três amores) àqueles que aqui participarem”.

Monsenhor José Geraldo, dirigindo-se aos presentes revelou que a Paróquia completaria 52 anos de sua criação no final de semana e que a data marca agora a elevação a Santuário. Esclareceu que ele está situado no território paroquial Santo Antônio, mas é diocesano. Se torna para todos, além dos limites geográficos. Como Santuário Diocesano Santo Antônio, a igreja passa agora a ser referência de devoção e fé em toda diocese, local ideal para contemplação e intimidade com Jesus.

O Santuário Santo Antônio, está localizado na Rua Capitão Anselmo, n° 1411, no Bairro Cidade Nova, em Franca.

Confira também: Paróquia Santo Antônio será elevada a“Santuário Diocesano”