Notice: Undefined variable: id_orgao in /home2/diocesefrancaorg/public_html/compartilhar.php on line 305
Apresentada a introdução ao Tema Central, que será trabalhado nas duas etapas da 59ª Assembleia Geral

Apresentada a introdução ao Tema Central, que será trabalhado nas duas etapas da 59ª Assembleia Geral

Dom Paulo apresenta esse e outros assuntos tratados no terceiro dia da 59ª Assembleia dos Bispos, 27/04.

Após a saudação de dom Walmor, iniciamos o terceiro dia de nossa Assembleia, recitando a Hora Média. A seguir, o presidente citou o Documento de Aparecida: “A Igreja, como “comunidade de amor”, é chamada a refletir a glória do amor de Deus, que é comunhão, e assim atrair as pessoas e os povos para Cristo... A Igreja “atrai” quando vive a comunhão” (DAp, 159).

O Pe. José Otacio Oliveira Guedes, Reitor do Pio Brasileiro, Roma, apresentou algumas informações do Colégio. Atualmente são 48 estudantes, 12 estão concluindo. Disse que o Colégio pode acolher até 110 alunos, e para o equilíbrio financeiro, seria ideal 90. Algumas entidades ajudam com bolsas de estudos. O objetivo é dar atenção a que os padres tenham um ambiente adequado para dar continuidade à sua formação, não apenas acadêmica. Dom Walmor agradeceu a equipe do Pio Brasileiro, seus colaboradores e o importante trabalho que realizam.

Sobre a Campanha da Fraternidade, algumas informações. Em 2021, o tema foi ecumênico, os membros gestores do Fundo Nacional de Solidariedade distribuíram os recursos, seguindo alguns eixos: insegurança alimentar, insumos e geração de renda, aos diversos Regionais da CNBB. O tema da Campanha em 2022 teve uma excelente acolhida e repercussão. Muitas atividades foram realizadas nas dioceses.  O seu Objetivo Geral, que foi: “Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”, foi atingido. Para 2023, o tema é “Fraternidade e fome, com o lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Muito já tem sido feito no intuito de agir sobre a realidade da fome. É preciso dar visibilidade às iniciativas, colocá-las em rede e promover novas, provocando nos âmbitos pessoal, comunitário, social e governamental.

A Comissão do Tema Central da Assembleia, composta por alguns bispos e presbíteros, apresentou os passos que serão dados na elaboração de um texto: Igreja Sinodal, Comunhão, Participação e Missão. O processo seguirá os passos: escutar, levando em conta o contexto atual, discernir os sinais dos tempos e agir. Na primeira etapa, uma introdução ao tema, apresentação das questões para os grupos, escuta nos regionais e organismos, plenário e entrega dos relatórios à comissão. Esta irá produzir um texto a partir da escuta realizada e enviar aos bispos e demais membros da 59ª Assembleia. Em agosto haverá um aprofundamento a partir da escuta realizada, com indicações para as próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Monsenhor Nereudo Freire Henrique fez a exposição do Relatório de Gestão Econômico da CNBB.

Notícias da 10ª Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Comissão Nacional dos Diáconos – CND, Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil – CNIS, Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Comissão Nacional de Presbíteros – CNP e Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB. O tema será: Comunhão e missão, caminho para a Igreja no Brasil. Lema: Preservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Ef4,3). Data: 14 a 16 de outubro, em Brasília.

Dom João Francisco Salm apresentou informações sobre o 3º Ano Vocacional, que terá sua abertura nacional no dia 19 de novembro de 2022, e local, no dia 20. Seu encerramento será no dia 26 de novembro de 2023. Tema: Vocação, graça e missão. Lema: Corações ardentes, pés a caminho (Cf. Lc 24,32-33).

Dom Fernando Saburido reforçou o convite para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado de 11 a 15 de novembro de 2022, em Recife. O tema do Congresso é: “Pão em todas as mesas”. Lema: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46).

A parte da tarde ficou reservada para os informes dos diversos Regionais, comunicação sobre a 6ª Semana Social Brasileira e, principalmente para o trabalho em grupos nos Regionais, com perguntas sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, atividade relacionada com o tema central da Assembleia. O material apresentado em plenário será encaminhado pela equipe responsável.

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.