Notice: Undefined variable: id_orgao in /home2/diocesefrancaorg/public_html/compartilhar.php on line 305
Formação da Pastoral Familiar Diocese de Franca

Formação da Pastoral Familiar Diocese de Franca

Pastoral Familiar compartilha sobre as duas noites de formação ministrados por Pe José Rafael Duran

A Pastoral Familiar Diocesana recebeu, nos dias 23 e 24 / 05, na Paróquia São Benedito, o Padre José Rafael Solano Duran para duas noites de formação com os temas: – O Isolamento Afetivo na Vida do Casal e A Sexualidade na Vida do Casal.

Formado em Teologia, com Mestrado e Doutorado em Teologia Moral e Teologia Moral Familiar; padre Rafael exala sensibilidade e alegria.

A formação foi aberta aos leigos da Diocese e com surpresa pudemos ver a igreja cheia nas duas noites de formação.

Os dois temas discorridos tiveram seu embasamento na rica Carta do Papa às Famílias Amoris Leatitia e algumas pinceladas pela Fratelli Tutti.

Partindo de um novo normal, pós-pandemia, precisamos fazer uma mudança na forma de agir da Pastoral Familiar, é necessário olhar com mais particularidade as necessidades do mundo de hoje; cada caso é um caso.

Vivenciamos o metaverso da convivência pessoal entre os casais. O narcisismo, o individualismo, o egoísmo e a falta de Deus estão se sobrepondo de forma intensa e avassaladora de um sobre o outro, fazendo dos relacionamentos verdadeiras batalhas onde a satisfação do “eu” é sempre o fundamental.

A intimidade familiar perdeu se nos isolamentos individuais, cônjuges, pais, filhos, avós perderam o prazer de conviverem juntos; como consequência, vamos dilatando a sacralidade da vida conjugal e os membros da família se perdem, se isolam, perdem a confiança mútua.

Intensificando mais a dificuldade em se manter um relacionamento conjugal sadio, vimos a sexualidade humana se perder diante das más formações e orientações.

As pessoas precisam estar salutarmente bem resolvidas e a necessidade de diálogo e conversa franca sobre a riqueza da corporeidade, da sexualidade e da afetividade é o que levará as pessoas a um encontro mais pleno com o outro, neste convívio, incoerências como indiferença, distanciamento e a falta de perdão não tem lugar.

Rezemos para que nossas famílias, nossos casais encontrem na Sagrada Família de Nazaré o exemplo para uma vida de bênçãos.

Pastoral Familiar Diocesana