Visita Ad Limina Apostolorum

Neste artigo, Dom Paulo escreve sobre o significado da Visita e a programação prevista para esses dias em Roma (26 a 30/09).

O Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos lembra que “segundo a disciplina canônica, o bispo diocesano cumpre a cada cinco anos a antiga tradição da visita ad limina, para honrar o sepulcro dos santos Apóstolos Pedro e Paulo e se encontrar com o sucessor de Pedro, o Bispo de Roma” (n. 15). Por circunstâncias extraordinárias, a data pode ser alterada.

A visita Ad Limina Apostolorum significa “no limiar, na soleira, nos limites ou estradas” das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo.

O ponto alto da visita é o encontro com o Santo Padre, onde cada bispo revigora a sua comunhão com o sucessor de Pedro. Os bispos também têm reuniões nos vários Dicastérios da Santa Sé. “Os encontros fraternos com o Romano Pontífice e os seus mais estreitos colaboradores da Cúria Romana oferecem ao bispo uma ocasião privilegiada não só para fazer presente a situação da própria diocese e suas expectativas, mas também para ter maiores informações a respeito das esperanças, as alegrias e as dificuldades da Igreja Universal e para receber oportunos conselhos e diretivas sobre problemas do próprio rebanho” (DMPB, 15).

É bom lembrar que enviamos ao Santo Padre, o Papa Francisco e aos Dicastérios da Cúria Romana, o Relatório da Diocese de Franca 2014-2019, no ano de 2020, já que a visita estava programada para aquele ano. Devido a pandemia foi adiada.

Como o Brasil possui vários Regionais, a visita é programada em diversas datas. O Regional Sul 1, que compreende as dioceses localizadas no Estado de São Paulo, foi dividido em dois grupos. O grupo 2 é constituído pelas Províncias de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, cuja visita tem o seu início no dia 26, até o dia 30 de setembro.

Além da audiência com o Santo Padre, o Papa Francisco, prevista para o dia 29, de manhã, teremos outras atividades, como as visitas e celebrações da Santa Missa nas Basílicas Santa Maria Maior, São Pedro, São João de Latrão, São Paulo Fora dos Muros, Pontifício Colégio Pio Brasileiro; visitas aos Dicastérios para os Leigos, Família e Vida, Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, para os Bispos, para a Doutrina da Fé, para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, para o Clero, para a Educação Católica, para a Evangelização, para a Comunicação; visitas a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Secretaria de Estado e Segunda Sessão. Iremos visitar também a L’Opera dela Chiesa e o Colégio Pio Brasileiro.

A visita ad limina tem uma programação intensa e muito rica, “expressão da solicitude pastoral por toda a Igreja”.

“Dai graças ao Senhor, porque ele é bom: sua misericórdia é para sempre” (Sl 118,1)

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.

Acompanhe o dia a dia da Visita Ad Limina Apostolorum através do canal do Regional Sul 1 da CNBB no instagram