Abertura oficial do Ano Vocacional na Diocese de Franca

Vocação: Graça e Missão

Com alegria e entusiasmos a Pastoral Vocacional inicia os preparativos para viver o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil que foi aprovado em abril deste ano, por unanimidade na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, iniciativa que comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país.

A escolha do tema e lema

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que “a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade”, conforme o Documento Final de nº 78.

Já o texto bíblico iluminador “Jesus chamou e enviou os que ele mesmo quis (cf. Mc 3, 13-19)” ajuda a aprofundar que a origem, o centro e a meta de toda a vocação e missão é a pessoa de Jesus Cristo.

O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) fala do coração e dos pés. Recorda os discípulos de Emaús. O coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo.

Em nossa Diocese, iniciaremos o Ano Vocacional da Igreja no Brasil com um café da manhã reunindo todos os membros da Pastoral Vocacional (diocesana e paroquiais) no dia 20 de Novembro às 8h da manhã no salão paroquial da Paróquia Menino Jesus de Praga, logo após, às 10h30 nos reuniremos para juntos celebrarmos a abertura oficial na Sé Catedral onde também faremos memória de Dom Diógenes Silva Matthes nosso 1º Bispo Diocesano.