3° Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação

Encontro reune virtualmente Coordenadores Arqui/Diocesanos e Assessores Eclesiásticos da Pastoral da Comunicação.

No último sábado, dia 19 de novembro, a Pascom Brasil realizou um momento com Coordenadores Arqui/Diocesanos e Assessores Eclesiásticos da Pastoral da Comunicação, com o intuito de partilha das perspectivas pastorais para a Comunicação e encaminhamentos para o ano de 2023.

Este, que foi o 3° Encontro Nacional da Pascom, foi realizado online, das 15 às 17h e contou com a presença de mais de cem pessoas, entre agentes da pastoral e equipe nacional de coordenação, além de Dom Joaquim Mol Guimarães, bispo-auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB.
A escuta sinodal foi o tema central do encontro, que teve início com a oração.

Em sua fala, Dom Mol ressaltou importância de se estar atento aos processos de escuta, e pontuou os graves vícios e desvios da escuta que podem desfalecer o caminho sinodal.

A segunda parte foi conduzida por Marcus Tullius, recentemente reeleito coordenador nacional da Pastoral. Entre outros assuntos, foi compartilhado em linhas gerais o resultado do processo de escuta aos agentes da pastoral, realizado através de formulário nas diversas arqui/dioceses do Brasil. Ali surgiram algumas sugestões relacionadas aos quatro eixos da comunicação – articulação, formação, produção e espiritualidade, que foram oportunamente socializadas.

Foram também apresentados os membros dos Grupos de Trabalho (GT) de cada um dos eixos e reafirmado o convite à participação nestes grupos aos que se interessarem.

Por fim, a palavra foi aberta aos participantes, que partilharam sobre as suas realidades.

Foram enfatizadas as datas de eventos nacionais, e com a benção final, foi encerrado o encontro.

Em breve serão divulgados o planejamento e o plano de ação pastoral para 2023.

(Foto: Pascom Brasil)