Padre da diocese de Franca participa de curso de reitores e formadores de seminários Latino-Americanos em Roma

Curso promovido pelo Dicastério para o Clero

Aconteceu de 07 a 19 de novembro o Curso para Reitores e Formadores de Seminários Latino-Americanos em Roma promovido pelo Dicastério para o Clero. O encontro contou com 134 padres dos vários países da América latina, sendo 35 padres representando o Brasil. A diocese de Franca foi representada pelo reitor da etapa da configuração (teologia) pe Welington Eustáquio de Oliveira.

As conferências foram ministradas por diversos padres e especialistas da área formativa como o padre Amedeo Cencini e o padre Emilio Lavaniegos com temas relacionados com a nova “Ratio Fundamentalis”: o dom da vocação presbiteral. É a partir deste documento que as conferências episcopais realizam e atualizam suas diretrizes para a formação dos presbíteros.

O encontro também contou com o Cardeal Lazzaro You Heung Sik, prefeito para o Dicastério do clero e Dom Andrés Ferrada Moreira, secretário do Dicastério para o clero, que presidiram algumas das celebrações de Missas.  O cardeal Dom João Braz de Aviz, prefeito para os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica, também realizou uma manhã de espiritualidade.

O ponto alto do encontro foi a audiência com o papa Francisco, que ao começar seu diálogo com os padres deixou de lado as folhas que preparou para ler e preferiu falar espontaneamente com todos os presentes. Em seguida todos puderam pessoalmente aproximar e cumprimentar o papa.  Foi um momento único e emocionante para todos os padres.

Além da conferência, os padres puderam participar da missa no Vaticano presidida pelo Santo Papa Francisco, outro momento muito marcante na vida de todos.

Na Galeria, algumas fotos desse encontro.