Notice: Undefined variable: id_orgao in /home2/diocesefrancaorg/public_html/compartilhar.php on line 305
Formação Permanente do Clero

Clero da diocese recebe formação ministrada por Pe. Wendel Xavier, SJS.

No dia nove de fevereiro de 2023, nas dependências do Centro Diocesano de Pastoral, aconteceu a Formação Permanente do Clero, com a participação do Revmo. Pe. Wendel Xavier, SJS.

Sua biografia, apresentada pelo Revmo. Pe. Celio, consta dos seguintes aspectos:
Nascido em São João de Meriti/RJ.Membro do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador há 20 anos e presbítero há 14 anos.O Instituto tem a sua sede na Diocese de Santo Amaro/SP.
Ofícios: Vigário paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo.
Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça no Tribunal Eclesiástico da Diocese de Santo Amaro/SP.
Defensor do Vínculo e Promotor de Justiça no Tribunal Eclesiástico de Santos/ SP.
Professor ordinário e vice-coordenador pedagógico da Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo (Arquidiocese de São Paulo/SP).
Membro do Conselho Geral do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador.

Como tema dessa manhã formativa, tivemos a palestra sobre: “O cuidado pastoral das vítimas de abuso sexual e a criação da comissão diocesana para estes casos”.
Destacamos os principais pontos da abordagem do palestrante:
- Remédio para os abusos: conversão e santidade.
- Consequência do abuso: afastamento da família da comunidade paroquial; ruptura da comunhão de vida com Deus e com os irmãos na fé.
- Diante de escândalos de pedofilia: levar o caso para o conselho diocesano de presbíteros e cuidar dos envolvidos.
- Pontificado de São João Paulo II na década de 80:
•Ferramentas canônicas para lidar com os casos de pedofilia na Igreja.
•Carta aos sacerdotes, enfatizando o valor do sacerdócio, pela vivência da identidade presbiteral que dá sentido à vida ministerial e pelo celibato, assumido como dom de Deus.
*Ferramenta: Sacramentorum sanctitatis tutela - dois métodos de tratar juridicamente os crimes de pedofilia na Igreja.
- Bento XVI: atualiza as leis do Moto Próprio de João Paulo II, para dar agilidade a análise dos casos.
Ao final da formação, o Pe. Rogério Ruffo proferiu os agradecimentos ao palestrante e o senhor bispo comunicou a criação da comissão diocesana para tratar dos casos de abusos em nossa diocese.