24h para o Senhor : “Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador” (Lc18,13)

Confira as paróquias da diocese que realizarão o evento.

O evento das “24 horas para o Senhor” está intimamente ligado ao tempo litúrgico da Quaresma. O Papa Francisco, na Bula Misericordiae vultus, de abril de 2015, apelou  que esta iniciativa fosse implementada em todas as dioceses, e a sua promoção ficou a cargo do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.
A alegria celebrada durante este dia nasce da conversão pessoal, da reconciliação com Deus e da graça recebida no Sacramento do Perdão. Decidiu-se colocar esta iniciativa precisamente nos dias que antecedem o IV Domingo de Quaresma (anteriormente conhecido como “Laetare”), para dar a todos os fiéis a possibilidade de libertarem as suas vidas dos pecados, preparando-se assim para a Páscoa que se aproxima.
Duas atividades caracterizam esta iniciativa: a Adoração Eucarística, pessoal e coletiva, e a Celebração do Sacramento da Reconciliação.
A proposta para a Vigília deste ano pelo Dicastério é inspirada nas palavras do Evangelho de Lucas: “Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador”(cf Lc18,13), realçando a iniciativa do homem que se volta para Deus em busca do perdão.
“A reconciliação com Deus e com os homens restitui ao homem a paz. As guerras e a paz não são um simples fruto das negociações políticas, mas acima de tudo da disposição dos corações humanos. Neste sentido, cada homem, e mais ainda cada cristão, é responsável pela guerra e pela paz nas sociedades e entre as nações. A missão de todos nós é cultivar o coração misericordioso e propagar a cultura do perdão e da paz. Durante a iniciativa “24 horas para o Senhor”, não pode faltar a oração pela paz e pela reconciliação entre as nações em guerra e entre grupos sociais que se encontram em conflito.” (Fonte:
24 Horas para o Senhor. Subsídio Litúrgico-Pastoral. Dicastério para a Evangelização, 2023).

Confira abaixo as Paróquias da Diocese que realizarão o evento e participe!