Reunião Geral do Clero

Dia 16 de março

Aconteceu no dia 16 de março de 2023 a primeira reunião geral do clero da diocese de Franca no Centro Diocesano de Pastoral São João XXIII.

A reunião teve início às 9h com a oração da Hora Terça da Liturgia das Horas.

Em seguida, o Pe. Rogério Ruffo (Representante dos Presbíteros) fez menção aos padres e diáconos aniversariantes de janeiro a março e todos os saudaram com uma salva de palmas.

Abrindo os assuntos da pauta, o Pe. Flávio (Coordenador Diocesano de Pastoral) fez a acolhida dos novos frades presentes em nossa diocese, que se apresentaram aos presentes. São eles: Frei Álef, Vigário nas paróquias Sagrada Família e São Judas Tadeu; Frei Ademir, Vigário na paróquia Nossa Senhora das Graças.

Em seguida, o Pe. Valdomiro fez uma breve introdução sobre o que foi explanado pela Assessoria Jurídica da Diocese, na pessoa do Srº Luís Prior e da Drª Letícia (formada em Direito Trabalhista e Tributário), chamando a atenção para levantamentos que foram feitos e a superação de inúmeros problemas que ocorriam no Setor Contábil da diocese, porém apontando para outros que ainda não foram superados e suas graves consequências e implicações para a vida econômica da diocese e suas paróquias.

Os assessores contábeis também fizeram esclarecimentos e tiraram dúvidas dos presentes, bem como exortaram para a continuidade do empenho de todos para que as regularidades com o FISCO seja uma prioridade.

Na continuidade, o Pe. Wallace, acompanhado de alguns membros colaboradores da ORGSISTEM, proferiram esclarecimentos sobre a gestão das informações inseridas no sistema, relacionadas aos sacramentos em geral.

Na sequência, o Pe. Valdomiro apresentou o relatório anual da Mitra Diocesana.

Posteriormente, o Pe Ferdinando (Assessor Diocesano da Pastoral Vocacional e da Pastoral da Comunicação) fez a explanação de um breve resumo do que foi a 44ª Assembleia SAV/PV do Regional Sul1 da CNBB em São Pedro - SP, de 10 a 12 de março do presente ano, destacando a importância de revisitarmos as graças da nossa vocação e de trabalharmos em prol da construção da “Cultura Vocacional”.

Falou, ainda, das atividades programadas para este ano, relacionadas às respectivas pastorais.

O Pe. Darry também passou informativos das atividades relacionadas à pastoral catequética, e o Pe. Flávio concluiu com os informativos relacionados à Coordenação Diocesana de Pastoral.

Dom Paulo encerrou a reunião com a benção proferida sobre todos os presentes.