Sobre o Corpus Christi

Por Antônio Sérgio, seminarista, 2° Ano de Teológica.

A palavra “Corpus Christi”, do latim, quer dizer “Corpo de Cristo”.

A solenidade foi instituída no dia 8 de setembro de 1264, pelo papa Urbano IV.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Isso remete ao principal propósito que é celebrar a Presença Real e Substancial do Corpo e Sangue de Cristo na Eucaristia.

Neste dia, segundo uma antiga tradição, as ruas próximas a Igreja são enfeitadas com tapetes feitos de materiais diversos, com desenhos religiosos relacionados à própria celebração. Tal costume é percebido desde o século XIII em Portugal e foi trazido pelos colonizadores ao Brasil.

A confecção dos tapetes é um sinal de expressão de fé e devoção do povo de Deus. Sobre os tapetes passa o Santíssimo Sacramento sai da Igreja e segue em procissão pelas ruas da cidade.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Alguns passos para viver bem este momento

A festa de “Corpus Christi”, é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida.

Para isso, precisamos nos dispor interiormente para viver com fé e devoção tão importante mistério sagrado e até mesmo ganhar indulgência plenária.