Paróquia
Localizada no Recanto Elimar, em Franca, a Paróquia Nossa Senhora da Guia foi instalada canonicamente no dia 05 de março de 2016.
Apesar da paróquia ser nova, a história de evangelização no bairro perdura há mais tempo. Em 1997, as celebrações da palavra eram realizadas nas casas e eram conduzidas pelas irmãs da Capela Sant’ Ana. A casa da senhora Nilva Maria Guedes de Souza passou a ser o local fixo para celebrações e outras atividades como o terço e as catequeses, promoções e bazares na intenção de construir uma capela.
Na época o padre Sebastião Fábio Girolamo, então pároco da Paróquia Santa Rita, incentivou a compra de terrenos. Surgiram quatro terrenos, mas a comunidade não tinha condições de assumir a compra. Recorreram ao Projeto Betel, que prontamente os ajudaram. Houve também uma generosa doação anônima que contribuiu na concretização daquele sonho.
A primeira quermesse foi realizada em junho de 1997 nos terrenos da futura capela. Na ocasião, passaram uma lista na comunidade com sugestões de nomes de santos para a futura paróquia e Nossa Senhora da Guia foi a escolhida.
A pedra fundamental foi lançada no dia 12 de outubro de 2000 com uma missa presidida por padre Valdomiro José de Souza. Na sequência, a construção prosseguiu com o empenho de toda comunidade e a providência de Deus e, em 20 de setembro de 2014, a capela tornou-se área pastoral cujo administrador foi o Frei Tadeu Luiz Fernandes.
Tendo como primeiro pároco o padre Carlos David Urbinati.
Atualmente, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia é o padre Josenildo Almeida da Silva.