Padroeiro dos jovens
No dia 31/01 celebramos a memória de São João Bosco, padroeiro dos jovens.
São João Bosco desde a tenra idade queria ser sacerdote e recebeu a confirmação em um sonho em que com socos e pontapés reagia à meninos que blasfemavam contra Deus e o ofendiam. Porém, Nossa Senhora lhe disse que deveria educá-los mostrando a beleza da virtude e a maldade do pecado.
A base de todo o apostolado de São João Bosco foi sempre sua vida de oração, seguindo a palavra do apóstolo “Orai sem cessar” (1 Ts 5,17), atingiu a mais alta das moradas de união com Deus. Grande místico tinha como os grandes amores de sua vida, Jesus Eucarístico e Nossa Senhora Auxiliadora.
Como viu em seu sonho sabia que tinha um grande trabalho com os jovens e seu apostolado em seu oratório sempre se preocupou em ensinar aos jovens sobre os caminhos de Deus, com o seu lema: “Daí-me almas”, dando a verdadeira educação com muito amor e dedicação.
Seu exemplo para os dias de hoje é tremendo. Primeiramente como Santo, o qual devemos nos espelhar para sempre estarmos mais unidos a Deus e segundo como grande educador, em um mundo cercado por ideologias que desviam os jovens do caminho de Deus, São João Bosco é um grande modelo, da verdadeira educação e da forma como devemos chegar ao coração dos jovens.
Peçamos a intercessão desse grande santo para que possamos ser grandes Santos e consequentemente também grandes educadores.
Pe. Adriano da Silva Ramos,
Assessor Diocesano da Juventude
Gabriel da Silva Rodrigues,
Coordenador Diocesano do Setor Juventude