Notice: Undefined variable: id_orgao in /home2/diocesefrancaorg/public_html/compartilhar.php on line 305
Celebração - Lava-Pés e Instituição da Eucaristia

Celebração - Lava-Pés e Instituição da Eucaristia

Lava-Pés e Instituição da Eucaristia

Na Quinta-feira Santa inicia-se o ‘Tríduo Pascal’, onde celebramos a instituição do Sacramento da Eucaristia, seguida da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Nesta data, a Igreja recorda a última ceia de Jesus com os seus apóstolos antes de ser crucificado e morto.

Como comunidade de fé, celebramos a instituição do ministério sacerdotal, a instituição do Mandamento do Amor e da Eucaristia, alimento necessário para bem vivermos a nossa vida e experiência cristã.

A celebração da Missa de Lava-pés encerra o período Quaresmal, tempo de penitência, oração e conversão, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas. O período faz memória aos 40 dias que Jesus passou no deserto.

Nesta noite, após a celebração, nós levamos o Santíssimo para adoração, e ali a comunidade se coloca em vigília diante do Senhor, que deixou esse grande exemplo de amor; que se fez alimento para vivermos bem nossa vocação de discípulos e missionários, homens e mulheres dispostos a servir nas coisas do reino de Deus.

Na Última Ceia, Jesus preparou os apóstolos para celebrar a Eucaristia e manter a missão, que é a missão dos padres, bispos e demais homens preparados pela Igreja:
“Façam isto em memória de mim”.

 CNBB