Notice: Undefined variable: id_orgao in /home2/diocesefrancaorg/public_html/compartilhar.php on line 305
Seminário de Iniciação à Vida Cristã com Seminaristas

Seminaristas da Diocese de Franca participam de encontro

Nos dias 15 a 17 de julho, os seminaristas da etapa da Configuração Eduardo Tristão, Glauber Marchiori, Kauê Simões, Lucas Melo, Matheus Castro e Rangel Rodrigues participaram do Seminário de Iniciação à Vida Cristã com seminaristas, idealizado pela Comissão Episcopal para a Animação Biblico-Catequética da CNBB, realizado em Brasília, na Casa Dom Luciano.

O evento contou com a presença de Dom Leomar Antônio Brustolin - Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Juarez Marques Sousa da Silva - Arcebispo de Teresina (PI), Dom Andherson Franklin Lustosa - Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES), Padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho - Padre da Diocese de Picos (PI), Mariana Aparecida Venâncio - Leiga da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG), Moisés Sbardelotto, Pe. Jean Paul Hansen, Frei Luis Felipe Marques, OFMConv. , Ir. Maristela Ganassin, fscj.

O tema do seminário foi "A catequese na formação do futuro presbítero", que foi desenvolvido a partir da proposta atual da CNBB para a catequese, como Iniciação à Vida Cristã,  de inspiração catecumenal. Desse modo, foram trabalhados os 4 tempos, a saber: Querigma, Catecumenato, Iluminação/Purificação e Eleição. Foi apresentado o modelo de inspiração catecumenal a partir do RICA (Rito de Iniciação Cristã de Adultos), de oficinas práticas,  bem como temas atuais, entre eles, "A catequese na cultura digital". Dentro das oficinas, para além dos ritos, foi realizada a leitura orante da Bíblia pelo método da "Lectio Divina", também uma oficina sobre símbolos na catequese e uso de novas mídias.

"De modo particular, penso que o seminário nos possibilitou obter uma visão aprofundada do modelo de inspiração catecumenal dentro da catequese. Tivemos partilhas extremamente fecundas, que nos trouxe muita esperança para o futuro da evangelização no Brasil. Ver as diversas realidades espalhadas pelo país, nos ajudou a ter um panorama amplo da realidade da catequese, suas potencialidades, limites e fraquezas. Voltamos gratos por estes dias de formação tão ricos e desejosos em poder, desde já, auxiliar na formação de nossos catequistas e catequizandos na Diocese. Entendemos que a catequese é missão essencial da Igreja, e que anunciar Cristo Ressuscitado é nossa primazia! Como reiterou diversas vezes Dom Leomar: 'O futuro está em nossas mãos!'. Que Deus nos ajude a colocar em prática tudo o que aprendemos nesses dias, a fim de que Ele seja mais conhecido e amado!"

Lucas Emanuel Souza Melo - Seminarista do 2° Ano da Configuração