Notice: Undefined variable: id_orgao in /home2/diocesefrancaorg/public_html/compartilhar.php on line 305
25 de julho - São Cristóvão, protetor dos motoristas

25 de julho - São Cristóvão, protetor dos motoristas

Missa, carreata e bênção dos veículos em honra a São Cristóvão

    • São Cristóvão, protetor dos motoristas

      Cristóvão, antes de se tornar cristão, se chamava Réprobo. Era um cananeu rude, alto de estatura. Inculto, mas inteligente, desejava conhecer e servir ao rei mais poderoso da terra.
      Abandonou-o de imediato e andou a procura do novo rei.
      Porém, um dia, andando com ele pela estrada, viu que em certo sítio o demônio desviou caminho. Perguntou: “por que desvias?”. “Porque, neste trecho, há cruz igual a de um tal Jesus de quem tremo de medo”. Constatou Réprobo: “Então, este é maior do que ti”. Abandonou-o de imediato e andou a procura do novo rei. Encontrou-o através de um eremita que lhe falou sobre o Salvador. O cristão lhe explicou que para encontrar a Cristo era necessária a oração. O convertido entristeceu-se e disse: “Não sei rezar ainda”. “Então, podes jejuar”. “Para mim essa prática é ainda muito difícil, pois preciso de muito alimento para manter meu pesado corpo”. “Então”, disse-lhe o catequista, “comece pela caridade e chegarás ao encontro com Cristo”. Como era alto, pôs-se misericordiosamente a transportar nos ombros pessoas que precisavam atravessar um rio sem pontes.
      Certo dia, chegou à margem uma criança e, com caridade, a pôs em travessia. Pesava muito; peso descomunal. Correu risco de não suportar e se afogar nas águas caudalosas. Ao chegar do outro lado, reclamou: “Você me causou perigo e quase me levou à morte. Porque pesa tanto? Parecia-me ter o mundo inteiro sobre os ombros”. O menino então esclarece: “Tranquiliza-te; sou o Cristo a quem serves.

      Cristóvão foi perseguido, torturado, açoitado e, por fim, decapitado, mas nunca deixou de amar e servir ao maior e único Rei do mundo que, em sua estrada, teve a graça de encontrar.

      Eis aí, motorista, seu patrono e seu exemplo.

      São Cristóvão, rogai por nós!


      FONTE:
      Dom Gil Antônio Moreira
      https://formacao.cancaonova.com/igreja/santos/sao-cristovao-motoristas-eis-o-seu-patrono-e-exemplo/