50 anos do primeiro ECC na nossa Diocese de Franca
No dia 10 de julho de 2024, foi comemorado os 54 anos do Encontro de Casais com Cristo no Brasil e também os 50 anos do primeiro ECC na nossa Diocese de Franca.
A missa foi celebrada na Paróquia Nossa senhora Aparecida ( Capelinha), por Dom Paulo Roberto Beloto e concelebrada pelo Pe. Luis Brentini e Frei Sérgio. Contou também com a presença dos diáconos Flávio e Amélio.
Estiveram presentes o casal Diocesano Nico e Márcia, os ligações, assessores e dirigentes das três etapas e vários casais encontreiros.
O que é o ECC – Encontro de Casais com Cristo?
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias, tendo como fundamento a espiritualidade, em cinco pontos básicos que são: pobreza, oração, doação, alegria e simplicidade.
Busca-se construir o Reino de Deus a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando fundamentos para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Visa compreender o que é ser Igreja hoje e o compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.
A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocações. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio - CNBB Doc. Nº 12 / DN-pág. 13).
As etapas
O movimento está inserido na diocese como um serviço, por isso é realizado em três etapas distintas: nas paróquias é feita a 1° etapa que acolhe o casal, ama-o e o insere nas pastorais paroquiais. Na 2° etapa ocorre por forania, já exigindo um amadurecimento do casal na fé, pois são apresentados os documentos da Igreja e tudo que ela professa. Na 3°etapa, diocesana, ocorre um pouco mais além, com o chamado do casal cristão para olhar o seu irmão que necessita de ajuda, se tornando nesta etapa na forma social.
Trabalhos desenvolvidos
Os trabalhos desenvolvidos são: o casal participa dos encontros para servir e viver uma vida familiar, cristã e para assumir as tarefas na comunidade, integrando -se na pastoral paroquial e na pastoral familiar da sua paróquia, e ainda para ser instrumento de Deus na sociedade.
Como nasceu
O ECC nasceu da inquietude de um sacerdote, Pe. Alfonso Pastore, que dedicou sua vida sacerdotal à Pastoral Familiar, à Pastoral da Saúde e à Pastoral Carcerária.
Teve início em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo SP. O seu fundador, começou porque Deus quis, e a presença e atividade do ECC no Brasil são a prova da ação de Deus na humanidade.
Mensagem aos casais
Como mensagem aos casais, deixa-se registrado:
Irmãos e irmãs em Cristo, continuemos nossa caminhada em oração pelos casais e famílias, pois Cristo nos diz: "venham a mim e não tenham medo”.
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da igreja para despertar os casais para a construção do Reino de Deus, aqui e agora, a partir das famílias e da comunidade paroquial, para que os Casais se reencontrem, principalmente com Cristo.
Deus abençoe a todos nós encontreiros para continuarmos nossa missão: casais evangelizando casais.
“Se não for para ir para o céu, não vale a pena viver.” Pe Alfonso Pastore (idealizador do encontro de casais com Cristo - ECC).
CLÁUDIA CASTALDI
RESPONSÁVEL DO GT DE ARTICULAÇÃO DA PASCOM