“Em tudo dai graças”
A Diocese de Franca realiza a 37ª edição do Hallel, um louvável evento de evangelização, através das celebrações da Eucaristia, confissões, pregações, recitação do Rosário, apresentação de bandas católicas e outras atividades nos seus diversos módulos. A iniciativa desta obra vem dos leigos. Como é importante esta vocação na Igreja e na sociedade!
“Em tudo dai graças”. A oração é uma das marcas do Hallel. Temos muitos modos de orar, um deles é o louvor e a ação de graças. É uma oração que brota de um coração reto e humilde, que contempla a grandeza de Deus e suas perfeições. Exaltamos a sua bondade e justiça, seu auxílio, amor, fidelidade, misericórdia, sua glória e fortaleza, e principalmente a sua salvação. O louvor e a ação de graças estão fundamentados no dom de Jesus Cristo
Agradecemos e louvamos a Deus em tudo. Louvamos a Deus com o espírito, com a mente, com o corpo, com todos os meios ao nosso alcance. Louvamos a Deus porque nosso louvor nos relaciona com Ele, é um caminho para sua presença. Deus abençoa-nos para que o louvemos.
Dar graças e louvar é uma forma de libertação, uma arma contra os inimigos, um sacrifício agradável a Deus. É a nossa vocação.
A Igreja nos ensina a que os nossos louvores nada acrescentam aquilo que Deus é, mas é nosso dever e salvação dar graças e louvá-lo, pois nos aproximam de sua majestade, bondade, beleza, amor e misericórdia.
A palavra Hallel tem origem na língua hebraica, e significa louvor. São inúmeras as orações de louvor presentes nas Sagradas Escrituras, principalmente no livro dos Salmos.
O mais breve salmo da Bíblia, como tantos outros, nos exorta ao louvor a Deus, por causa do seu amor e fidelidade:
“Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!” (Salmo 116 (117).
No Hallel 2024, todos somos exortados a dar graças a Deus. Quem vem de perto, ou de longe, será bem-vindo e acolhido com amor fraterno, e com certeza, enriquecido na experiência do louvor ao Senhor.
Entregamos a intercessão de Maria Santíssima, Imaculada Conceição, todas as pessoas e atividades do Hallel 2024.
Dom Paulo Roberto Beloto,
Bispo Diocesano.