4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas

“Na velhice, não me abandones” (Sl 71,9)

Prezados Padres e Diáconos

Por ocasião do 4º Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, segue abaixo trechos da carta Aos Bispos e Padres de todo Brasil, de Dom José Antônio Peruzzo – Referencial da Pastoral da Pessoa Idosa na CNBB.

 “O Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas foi instituído pelo Papa Francisco em 2021, com a proposta de ser celebrado todos os anos, sempre no 4º domingo de julho. Cada ano o próprio Papa Francisco escolhe um tema e envia uma Mensagem dirigida a este público, ou seja, aos avós e às pessoas idosas. 

O Prefeito do Dicastério para o Laicato, Vida e Família, Cardeal Kevin Farrell, faz um apelo para que todos nos empenhemos em fazer chegar essa mensagem do Santo Padre a todas as pessoas idosas. E não somente isso, aconselha que em cada Paróquia e em cada Diocese, celebre-se uma Santa Eucaristia, se possível com a participação de muitas pessoas idosas, ou pelo menos, que se faça na intenção dessas pessoas. 

O tema escolhido para este ano é: “Na velhice, não me abandones” (Sl 71,9). E a mensagem do Papa Francisco traz toda a motivação sobre a história de Rute que não abandonou a sua sogra Noemi. ” 

A partir da motivação de Dom José Antônio Peruzzo, encaminho as sugestões para celebrar o 4º Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas. 

a. Dedicação de uma das missas do domingo, 28 de julho, ao Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas: 

1. Sugestões para as preces: 

  • Pelo Papa Francisco, para que o Senhor abençoe e proteja o seu ministério, e pela Igreja por ele guiada, para que seja cada vez mais uma casa acolhedora para os avós e idosos. Rezemos ao Senhor.
  • Por todos os idosos, para que continuem a olhar para o futuro e para que, pela experiência e pela oração, continuem a empenhar-se na construção de um mundo mais fraterno. Rezemos ao Senhor.
  • Pelos jovens, para que ofereçam ao Senhor o pão da sua vitalidade, não o guardando para si, mas dando-o a Deus para que o multiplique e para que o mundo se regozije com a alegria transbordante de um novo abraço entre jovens e idosos. Rezemos ao Senhor.
  • Por todos os avós, para que possam ser fonte de sabedoria para as nossas famílias, e para que aprendam a transmitir o tesouro da fé aos netos e às novas gerações. Rezemos ao Senhor.
  • Pelo fim de todas as guerras em todas as partes do mundo. Supliquemos ao Senhor para que conceda a consolação aos que perderam entes queridos, a cura aos feridos, o regresso à casa aos encarcerados, e para que se encontrem por toda a parte caminhos de diálogo e de paz. Rezemos ao Senhor.

2. A coleta da missa poderia ser destinada a apoiar projetos eou instituições que atendem pessoas idosas;  

3. Oração do 4º Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas: 

Senhor, Deus fiel,

Vós que nos criastes à vossa imagem,

Vós que nunca nos deixais sozinhos

e nos acompanhais em todas as estações da vida,

não nos abandoneis, mas cuidai de nós

e concedei-nos, mais uma vez,

que nos reconheçamos filhos vossos.


Renovai os nossos corações com a vossa Palavra

e não deixeis que ninguém seja descartado.

O vosso Espírito de amor conforme-nos à vossa ternura

e ensine, também a nós, a dizer:

“Eu não te abandonarei!”

a quem encontrarmos no nosso caminho.


Ajude-nos o vosso amado Filho

a não perder o gosto da fraternidade

e a não aceitar o triste conformismo da solidão.

Ajudai-nos a olhar para o futuro com esperança renovada

e fazei do Dia Mundial dos Avós e Idosos

um dia sem solidão, primícia da vossa paz.


Amém.


4. Benção Final – Benção da vida longa

Senhor Deus todo-poderoso,

que transmitistes a estes vossos filhos longa vida,

dignai-vos comunicar-lhes vossa bênção.

Que eles sintam a ternura e a força da vossa presença.

Olhando para o passado,

alegrem-se com vossa misericórdia,

e vendo o futuro,

perseverem na santa esperança.

Por Cristo, nosso Senhor.


b. Visitas às pessoas idosas:

  • Para levar a todos – mesmo aos mais isolados – a mensagem de proximidade e consolo que o Dia quer exprimir, sugerimos que se realizem visitas às pessoas idosas sozinhas da comunidade e se lhes entreguem a mensagem do Santo Padre.
  • A visita, sinal tangível da Igreja em saída, é um modo para reafirmar que os idosos, mesmo os mais solitários, estão no centro das nossas comunidades.
  • A visita manifesta a escolha pessoal, a exemplo da jovem Rute, de não abandonar ninguém.
  • A visita pode ser uma ocasião para oferecer um presente, por exemplo, uma flor, e para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
  • O encontro entre jovens e pessoas idosas, e a amizade que dele pode nascer, demonstram que a misericórdia do Senhor se estende de geração em geração.


Fraternalmente, 

Dom Paulo Roberto Beloto
Bispo Diocesano

Pe Flávio Augusto Cícero
Coordenador Diocesano de Pastoral






TV Menino Jesus

Mensagem de Natal Dom Paulo Roberto