Paróquia São Judas Tadeu promove Formação Litúrgica
Um momento de aprendizagem e aprofundamento no conhecimento da liturgia de nossa Igreja.
Em 9 de setembro de 2025, a Paróquia São Judas Tadeu sediou uma formação litúrgica sobre técnicas de leitura, conduzida pelo Frei Carlos. O encontro reuniu membros das paróquias São Judas Tadeu e Sagrada Família, além das comunidades Santa Maria dos Anjos, Nossa Senhora de Guadalupe, Santa Clara e o Convento, todos atuantes na Pastoral da Liturgia, Proclamadores da Palavra.
Conhecido por seu zelo e profundo conhecimento da liturgia da Igreja, Frei Carlos iniciou a formação recomendando a leitura da Carta Apostólica Desiderio Desideravi, do Papa Francisco, como ponto de partida para a reflexão. Em seguida, destacou que a importância da liturgia está presente tanto no Antigo Testamento, com a leitura da Lei de Moisés, quanto no Novo Testamento, especialmente no Evangelho de Lucas (4,16-21).
Frei Carlos destacou que a proclamação da Palavra se sustenta em três pilares fundamentais: a assembleia reunida, a Palavra anunciada e as espécies consagradas.
Na parte prática, orientou os proclamadores a cultivarem uma postura atenta e respeitosa ao exercerem seu ministério, destacando os seguintes pontos:
- Enviar com antecedência as leituras aos proclamadores para que possam se preparar;
- Rezar e ler previamente o texto, preparação espiritual e técnica;
- Controlar as emoções e manter a tranquilidade diante da assembleia;
- Proclamar com convicção e fé;
- Atentar à postura corporal e à acústica do ambiente;
- Vestir-se de maneira adequada: evitar bermudas, camisetas de time, peças com mensagens políticas ou propagandas;
- Utilizar entonação correta para garantir a compreensão, especialmente ao usar o microfone;
- Respeitar a acentuação, os parágrafos e a pontuação do texto;
- Evitar expressões como “Primeira Leitura” ou “Segunda Leitura”; iniciar diretamente com, por exemplo: “Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses”;
- Aprofundar-se no estudo do Lecionário, que deve ser utilizado como instrumento de formação contínua.