11º Simpósio Nacional das Famílias trouxe para reflexão o tema “Família e Catequese”

Pastoral Familiar realizou no último dia 29 de maio o 11º Simpósio Nacional das Famílias.

Neste ano, mais uma vez a Pastoral Familiar do Brasil realizou um encontro virtual, o 11º Simpósio Nacional das Famílias, no dia 29 de maio, transmitido no canal da Pastoral Familiar no Youtube. O tema escolhido para essa edição foi “Família e Catequese”. O lema: “Como poderei entender, se ninguém me explica?” (At 8,31)
Neste ano a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve a parceria da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB na preparação do evento, por conta da temática.
O Simpósio abriu à oportunidade de refletir sobre a relação da família com o processo catequético, além de apresentar à Pastoral Familiar as indicações do “Novo Diretório para a Catequese”.

Diretório para a Catequese
O documento foi redigido pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização (CPPNE). De acordo com o Vaticano, a publicação de um Diretório para a Catequese representa um acontecimento feliz para a vida da Igreja.
“Com efeito, pode constituir um desafio positivo para todos os que se dedicam ao grande empenho da catequese, uma vez que permite experimentar a dinâmica do movimento catequético que sempre teve uma presença significativa na vida da comunidade cristã”, destaca o texto.
Na CNBB, o documento foi avaliado como “denso de lucidez para falar da potência evangelizadora que a iniciação à vida cristã confere à catequese”. Há a expectativa dos bispos para que o Novo Diretório de Catequese venha somar-se ao atual esforço da Igreja para dialogar com homens e mulheres dos tempos atuais e de todas as idades.

O Simpósio
Durante o 11º Simpósio Nacional das Famílias foram aprofundados temas como “Família e Catequese”, “Família e Catequese Doméstica” e “Família e Catequese de Iniciação à Vida Cristã.”
Acesse e tenha conhecimento de como foi o Simpósio na íntegra 
youtu.be

Fonte: http://vidaefamilia.org.br/