Homilia, profissão de fé, preces

15° Domingo do Tempo Comum : Catequese sobre a Santa Missa .

A homilia é reservada ao sacerdote ou diácono, que procura "ajudar os fiéis a ler as Escrituras à luz do mistério pascal" e a "entrar no mistério através da celebração Eucarística" (Diretório Homilético, n. 18 e 21). A homilia deve ser bem preparada, com conteúdo, vocabulário acessível, boa apresentação e objetividade, que ajude os fiéis a compreenderem a mensagem e aplicá-la em suas vidas. Deve partir da Palavra proclamada na celebração, principalmente tendo como coração o Evangelho.

Terminada a homilia, pode-se guardar um momento de silêncio. Depois, de pé, aos domingos e festas solenes, todos recitam a profissão de fé, dando o assentimento e resposta à Palavra de Deus, ouvida nas leituras.

Por fim, com o convite do celebrante, o diácono ou leitor, faz as preces da assembleia. São orações de petição, súplicas ou intercessões pelas necessidades da Igreja, pela salvação do mundo, pelos que sofrem. A assembleia responde com alguma invocação comum. O celebrante conclui as preces com uma oração à qual a assembleia responde: Amém.