Os perigos da Lei
Catequese sobre a Carta aos Gálatas - 6
Papa Francisco- Audiência Geral
Sala de
Audiências Paulo VI, quarta-feira, 25 de agosto de 2021
[ Multimídia ]
Catequese sobre a Carta aos Gálatas - 6. Os perigos da Lei
Irmãos e irmãs, bom dia!
A Carta
aos Gálatas relata um fato bastante surpreendente. Como ouvimos, Paulo diz
que censurou Cefas, ou seja, Pedro, perante a comunidade de Antioquia, porque
seu comportamento não era bom. O que havia acontecido de tão sério que
forçou Paulo a se dirigir a Pedro em termos duros? Será que Paulo
exagerou, deixou muito espaço para seu personagem sem saber como se conter? Veremos
que não é esse o caso, mas que mais uma vez está em jogo a relação entre a lei
e a liberdade. E temos que voltar a isso muitas vezes.
Escrevendo aos Gálatas, Paulo menciona deliberadamente esse episódio ocorrido
em Antioquia anos antes. Ele pretende lembrar aos cristãos dessas
comunidades que eles não devem absolutamente ouvir aqueles que pregam a
necessidade de ser circuncidado e, portanto, cair "sob a lei" com
todas as suas prescrições. Lembremos que foram esses pregadores
fundamentalistas que chegaram lá e criaram confusão, e também tiraram a paz
daquela comunidade. O objeto das críticas a Pietro foi seu comportamento
em participar da cantina. Para um judeu, a lei proibia fazer refeições com
não judeus. Mas o próprio Pedro, em outra ocasião, fora a Cesaréia para a
casa do centurião Cornélio, mesmo sabendo que estava transgredindo a lei. Então
ele afirmou: Atos 10,28). De volta a Jerusalém, os cristãos
circuncidados fiéis à Lei mosaica censuraram Pedro por esse comportamento, mas
ele se justificou dizendo: "Lembrei-me daquela palavra do Senhor que
dizia:" João batizou com água, mas você será batizado no Espírito Santo
". Então, se Deus deu a eles o mesmo dom que nos deu, por crer no
Senhor Jesus Cristo, quem era eu para impedir Deus? ”( Atos 11,16-17). Lembramos
que o Espírito Santo veio naquela época à casa de Cornélio quando Pedro foi
para lá.
Um evento semelhante também aconteceu em Antioquia, na presença de Paulo. Antes,
Pedro estava à mesa sem qualquer dificuldade com os cristãos vindos do
paganismo; porém, quando alguns cristãos circuncidados de Jerusalém
chegaram à cidade - aqueles que vinham do judaísmo - ele não o fez novamente,
para não incorrer em suas críticas. Esse é o erro: ele estava mais atento
às críticas, para causar uma boa impressão. E isso é sério aos olhos de
Paulo, porque Pedro foi imitado por outros discípulos, o primeiro de Barnabé,
que Paulo havia evangelizado justamente aos Gálatas (cf. Gal.2,13). Sem
querer, Pedro, com aquela maneira de fazer - um pouco assim, um pouco ali ...
não claro, não transparente - na verdade criou uma divisão injusta na
comunidade: "Eu sou puro ... eu vou nessa linha, eu deve ser assim, isso
não pode ser feito ... "
Paulo, em sua censura
- e aqui está o cerne do problema - usa um termo que nos permite entrar no
mérito de sua reação: hipocrisia (cf. Gl 2,13). Essa
é uma palavra que vai voltar muitas vezes: hipocrisia. Acho
que todos nós entendemos o que isso significa. A observância da Lei pelos
cristãos levou a esse comportamento hipócrita, que o apóstolo pretende combater
com força e convicção. Paulo era justo, tinha seus defeitos - muitos, seu
caráter era terrível - mas era justo. O que é hipocrisia? Quando
dizemos: cuidado que isso é hipócrita: o que queremos dizer? O que é
hipocrisia? Pode-se dizer que é medo pela verdade. O
hipócrita tem medo da verdade. Você prefere fingir a ser você mesmo. É
como maquiar-se na alma, como maquiar-se nas atitudes, maquiar-se no modo de
proceder: não é a verdade. “Tenho medo de continuar como estou e maquio
essas atitudes”. E a ficção impede a coragem de falar a verdade
abertamente e assim escapamos facilmente à obrigação de dizê-la sempre, em todo
lugar e apesar de tudo. A ficção leva você a isso: a meias verdades. E
meias-verdades são uma ficção: porque a verdade é verdade ou não é verdade. Mas
meias-verdades são este curso de ação falso. Prefere-se, como eu disse,
fingir em vez de ser você mesmo, e a ficção impede essa coragem de falar a
verdade abertamente. E assim fugimos da obrigação - e este é um mandamento
- de sempre dizer a verdade, diga-o em todo lugar e diga-o apesar de tudo. E
em um ambiente onde as relações interpessoais são vividas sob a bandeira do
formalismo, o vírus da hipocrisia se espalha facilmente. Aquele sorriso
que não vem do coração, que tentar ficar à vontade com todos, mas com ninguém
...
Na Bíblia, existem vários exemplos de luta contra a hipocrisia. Um belo
testemunho para combater a hipocrisia é o do velho Eleazaro, a quem foi pedido
que fingisse comer a carne sacrificada aos deuses pagãos para salvar sua vida:
fingisse que a comia, mas não a comia. Ou fingir que ele comeu porco, mas
seus amigos prepararam outro para ele. Mas aquele homem temente a Deus
respondeu: "Não é nada digno de nossa idade fingir, com o perigo que
tantos jovens, pensar que aos noventa anos Eleazaro mudou para costumes
estrangeiros, por sua vez, por causa da minha pretensão de só mais um pouquinho
de vida, eles se perdem por minha causa e eu tanto desonro e manchei minha
velhice” (2 Mac6,24-25). Honesto: não entra no caminho da
hipocrisia. Que página linda para refletir e fugir da hipocrisia! Os
Evangelhos também relatam várias situações em que Jesus reprova fortemente
aqueles que parecem justos por fora, mas por dentro estão cheios de falsidade e
iniquidade (cf. Mt 23,13-29). Se você tem algum tempo
hoje, pegue o capítulo 23 do Evangelho de São Mateus e veja quantas vezes Jesus
diz: “hipócritas, hipócritas, hipócritas”, e revela o que é hipocrisia.
O hipócrita é uma pessoa que finge, bajula e engana porque vive com uma máscara
no rosto e não tem coragem de enfrentar a verdade. Por isso, ele não é
capaz de amar de verdade - o hipócrita não sabe amar - ele se limita a viver do
egoísmo e não tem forças para mostrar o seu coração com transparência. Existem
muitas situações em que a hipocrisia pode ocorrer. Muitas vezes ele se
esconde no local de trabalho, onde tenta parecer amigo dos colegas enquanto a
competição os leva a bater neles por trás. Na política, não é incomum
encontrar hipócritas que vivenciam uma divisão entre o público e o privado. A
hipocrisia na Igreja é particularmente detestável e, infelizmente, há
hipocrisia na Igreja, e há tantos cristãos e tantos ministros hipócritas. Jamais
devemos nos esquecer das palavras do Senhor: "Que sua fala seja sim, sim.
(Mt 5:37). Irmãos e irmãs, pensemos hoje no que Paulo condena
e no que Jesus condena: a hipocrisia. E não temos medo de ser verdadeiros,
de dizer a verdade, de ouvir a verdade, de nos conformar com a verdade. Para
que possamos amar. Um hipócrita não sabe amar. Agir de outra forma a
partir da verdade significa pôr em risco a unidade da Igreja, aquela pela qual
o próprio Senhor orou.