Os perigos da Lei

Catequese sobre a Carta aos Gálatas - 6

Papa Francisco- Audiência Geral
Sala de Audiências Paulo VI, quarta-feira, 25 de agosto de 2021
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Catequese sobre a Carta aos Gálatas - 6.  Os perigos da Lei

Irmãos e irmãs, bom dia!

A Carta aos Gálatas relata um fato bastante surpreendente. Como ouvimos, Paulo diz que censurou Cefas, ou seja, Pedro, perante a comunidade de Antioquia, porque seu comportamento não era bom. O que havia acontecido de tão sério que forçou Paulo a se dirigir a Pedro em termos duros? Será que Paulo exagerou, deixou muito espaço para seu personagem sem saber como se conter? Veremos que não é esse o caso, mas que mais uma vez está em jogo a relação entre a lei e a liberdade. E temos que voltar a isso muitas vezes.
Escrevendo aos Gálatas, Paulo menciona deliberadamente esse episódio ocorrido em Antioquia anos antes. Ele pretende lembrar aos cristãos dessas comunidades que eles não devem absolutamente ouvir aqueles que pregam a necessidade de ser circuncidado e, portanto, cair "sob a lei" com todas as suas prescrições. Lembremos que foram esses pregadores fundamentalistas que chegaram lá e criaram confusão, e também tiraram a paz daquela comunidade. O objeto das críticas a Pietro foi seu comportamento em participar da cantina. Para um judeu, a lei proibia fazer refeições com não judeus. Mas o próprio Pedro, em outra ocasião, fora a Cesaréia para a casa do centurião Cornélio, mesmo sabendo que estava transgredindo a lei. Então ele afirmou: Atos 10,28). De volta a Jerusalém, os cristãos circuncidados fiéis à Lei mosaica censuraram Pedro por esse comportamento, mas ele se justificou dizendo: "Lembrei-me daquela palavra do Senhor que dizia:" João batizou com água, mas você será batizado no Espírito Santo ". Então, se Deus deu a eles o mesmo dom que nos deu, por crer no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para impedir Deus? ”( Atos 11,16-17). Lembramos que o Espírito Santo veio naquela época à casa de Cornélio quando Pedro foi para lá.
Um evento semelhante também aconteceu em Antioquia, na presença de Paulo. Antes, Pedro estava à mesa sem qualquer dificuldade com os cristãos vindos do paganismo; porém, quando alguns cristãos circuncidados de Jerusalém chegaram à cidade - aqueles que vinham do judaísmo - ele não o fez novamente, para não incorrer em suas críticas. Esse é o erro: ele estava mais atento às críticas, para causar uma boa impressão. E isso é sério aos olhos de Paulo, porque Pedro foi imitado por outros discípulos, o primeiro de Barnabé, que Paulo havia evangelizado justamente aos Gálatas (cf. Gal.2,13). Sem querer, Pedro, com aquela maneira de fazer - um pouco assim, um pouco ali ... não claro, não transparente - na verdade criou uma divisão injusta na comunidade: "Eu sou puro ... eu vou nessa linha, eu deve ser assim, isso não pode ser feito ... "

Paulo, em sua censura - e aqui está o cerne do problema - usa um termo que nos permite entrar no mérito de sua reação: hipocrisia (cf. Gl 2,13). Essa é uma palavra que vai voltar muitas vezes: hipocrisia. Acho que todos nós entendemos o que isso significa. A observância da Lei pelos cristãos levou a esse comportamento hipócrita, que o apóstolo pretende combater com força e convicção. Paulo era justo, tinha seus defeitos - muitos, seu caráter era terrível - mas era justo. O que é hipocrisia? Quando dizemos: cuidado que isso é hipócrita: o que queremos dizer? O que é hipocrisia? Pode-se dizer que é medo pela verdade. O hipócrita tem medo da verdade. Você prefere fingir a ser você mesmo. É como maquiar-se na alma, como maquiar-se nas atitudes, maquiar-se no modo de proceder: não é a verdade. “Tenho medo de continuar como estou e maquio essas atitudes”. E a ficção impede a coragem de falar a verdade abertamente e assim escapamos facilmente à obrigação de dizê-la sempre, em todo lugar e apesar de tudo. A ficção leva você a isso: a meias verdades. E meias-verdades são uma ficção: porque a verdade é verdade ou não é verdade. Mas meias-verdades são este curso de ação falso. Prefere-se, como eu disse, fingir em vez de ser você mesmo, e a ficção impede essa coragem de falar a verdade abertamente. E assim fugimos da obrigação - e este é um mandamento - de sempre dizer a verdade, diga-o em todo lugar e diga-o apesar de tudo. E em um ambiente onde as relações interpessoais são vividas sob a bandeira do formalismo, o vírus da hipocrisia se espalha facilmente. Aquele sorriso que não vem do coração, que tentar ficar à vontade com todos, mas com ninguém ...
Na Bíblia, existem vários exemplos de luta contra a hipocrisia. Um belo testemunho para combater a hipocrisia é o do velho Eleazaro, a quem foi pedido que fingisse comer a carne sacrificada aos deuses pagãos para salvar sua vida: fingisse que a comia, mas não a comia. Ou fingir que ele comeu porco, mas seus amigos prepararam outro para ele. Mas aquele homem temente a Deus respondeu: "Não é nada digno de nossa idade fingir, com o perigo que tantos jovens, pensar que aos noventa anos Eleazaro mudou para costumes estrangeiros, por sua vez, por causa da minha pretensão de só mais um pouquinho de vida, eles se perdem por minha causa e eu tanto desonro e manchei minha velhice” (2 Mac6,24-25). Honesto: não entra no caminho da hipocrisia. Que página linda para refletir e fugir da hipocrisia! Os Evangelhos também relatam várias situações em que Jesus reprova fortemente aqueles que parecem justos por fora, mas por dentro estão cheios de falsidade e iniquidade (cf. Mt 23,13-29). Se você tem algum tempo hoje, pegue o capítulo 23 do Evangelho de São Mateus e veja quantas vezes Jesus diz: “hipócritas, hipócritas, hipócritas”, e revela o que é hipocrisia.
O hipócrita é uma pessoa que finge, bajula e engana porque vive com uma máscara no rosto e não tem coragem de enfrentar a verdade. Por isso, ele não é capaz de amar de verdade - o hipócrita não sabe amar - ele se limita a viver do egoísmo e não tem forças para mostrar o seu coração com transparência. Existem muitas situações em que a hipocrisia pode ocorrer. Muitas vezes ele se esconde no local de trabalho, onde tenta parecer amigo dos colegas enquanto a competição os leva a bater neles por trás. Na política, não é incomum encontrar hipócritas que vivenciam uma divisão entre o público e o privado. A hipocrisia na Igreja é particularmente detestável e, infelizmente, há hipocrisia na Igreja, e há tantos cristãos e tantos ministros hipócritas. Jamais devemos nos esquecer das palavras do Senhor: "Que sua fala seja sim, sim. (Mt 5:37). Irmãos e irmãs, pensemos hoje no que Paulo condena e no que Jesus condena: a hipocrisia. E não temos medo de ser verdadeiros, de dizer a verdade, de ouvir a verdade, de nos conformar com a verdade. Para que possamos amar. Um hipócrita não sabe amar. Agir de outra forma a partir da verdade significa pôr em risco a unidade da Igreja, aquela pela qual o próprio Senhor orou.