CNLB da Diocese presente na Assembleia Geral Eletiva do Regional Sul 1

Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Regional Sul 1

No dia 5, 6 e 7 de novembro de 2021, houve a Assembleia Geral Ordinária do CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) Regional Sul 1 (Estado de São Paulo), de modo virtual pelo Google Meets, com a finalidade de aprovação de prestação de contas da gestão 2018/2021, eleição para a próxima gestão do triênio 2021/2024 (presidência, conselho fiscal e conselho econômico) e planejamento do Calendário para 2022.

A Diocese de Franca teve nesta assembleia 4 delegados representantes sendo: Jorge Luiz Martins, José Geraldo Duarte e Celsio Elias Carrocini pela diocese e Lúcio Rangel Ortiz pelo Colegiado Deliberativo, por fazer parte do Conselho Econômico do CNLB Regional Sul 1, como conselheiro suplente.

No dia 5 de novembro, houve a oração de abertura e acolhida do bispo Dom Edmilson Amador Caetano da Diocese de Guarulhos, bispo referencial para o Laicato na CNBB Regional Sul 1. Houve a aprovação do regimento interno, análise de conjuntura e apresentação das chapas concorrentes para a presidência da próxima gestão: Chapa Esperançar e Chapa Comunhão e Participação.

Pela Chapa Esperançar, os candidatos foram Edson Silva de São Paulo para presidente, Roberto Rodrigues de Santo André para vice-presidente, Mônica Lopes de São Paulo para secretária geral, Lula Ramires de São Paulo para secretário adjunto, Lúcio Rangel Ortiz de Franca para secretário auxiliar. Thais Braga de São Paulo para tesoureira geral e Claudio José de São Paulo para tesoureiro adjunto.

Pela Chapa Comunhão e Participação, os candidatos foram Luiz Honório de São José dos Campos para presidente, Célia Souza de Guarulhos para vice-presidente, Dalva Almeida de Osasco para secretária geral, Marco Cantanhedê de Campinas para secretário adjunto, Marcos Morais de Limeira para secretário auxiliar, Fátima Ferre de Bauru para tesoureira geral e Luiz Irineu de São José do Rio Preto para tesoureiro adjunto.

No dia 6 de novembro, houve oração, acolhida, apresentação sobre a Jornada dos Pobres, Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e Jubileu dos 35 Anos do CNLB Regional Sul 1, memória do caminho da atual gestão e parecer do Conselho Fiscal, que aprovou as contas da atual presidência no período da manhã. No período da tarde, houve apuração do quórum de delegados presentes, formação da Comissão Eleitoral e procedimento eleitoral da presidência para o triênio 2021/2024. Houve o devido processo eleitoral da presidência e a Chapa Comunhão e Participação venceu com 44 votos e a Chapa Esperançar teve 31 votos.

Posteriormente, houve indicação de nomes para a eleição do Conselho Fiscal, sendo que foram eleitos: Márcia Terezinha Carlos de Araraquara, Lúcio Rangel Ortiz de Franca e Dilson Moreira de São Paulo para conselheiros titulares e José Geraldo Duarte de Franca, Jadson Baracho de São Paulo e Mauro Xavier de São José dos Campos para conselheiros suplentes.

Para o Conselho Econômico, foram indicados e eleitos: Alex Rossi de Lins, Maura Venzón de São Paulo e Maria Inês Leandro de São Paulo para conselheiros titulares e Thais Braga de São Paulo, Adélio Martinez de São Paulo e Dirceu Júnior de Marília para conselheiros suplentes.

Assim, pela primeira vez, a Diocese de Franca terá dois representantes no CNLB Regional Sul 1, Lúcio Rangel Ortiz e José Geraldo Duarte para a próxima gestão do triênio 2021/2024 como conselheiros fiscais, titular e suplente, respectivamente.  Da gestão anterior, a Diocese de Franca tinha um representante, Lúcio Rangel Ortiz, como conselheiro econômico suplente. Portanto, Lúcio e José, por regime estatutário, farão parte do Colegiado Deliberativo do CNLB Regional Sul 1.

E no dia 7 de novembro, domingo, houve a oração da manhã, o planejamento do Calendário do CNLB Regional Sul 1 para 2022, sendo agendadas as Assembleias Gerais Ordinárias para 18, 19 e 20 de março e 4, 5 e 6 de novembro, todos no ano de 2022. No final da Assembleia, houve agradecimentos, homenagens e celebração de posse e envio da presidência eleita, que conduzirá a partir desta data o CNLB Regional Sul 1.

Que o Deus da Vida, da Fé, da Esperança e do Amor esteja sempre na caminhada em prol do Laicato do Estado de São Paulo como sal da terra e luz do mundo.