Inicia em Aparecida/SP, a 59ª Assembleia Geral da CNBB

Dom Paulo Roberto Beloto escreve sobre a abertura da etapa presencial da Assembleia

Iniciou-se no dia 28/08 a segunda etapa da 59a Assembleia Geral da CNBB,  agora presencial, com a celebração da Santa Missa, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

O tema central é a reflexão sobre as atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Programação do dia 29.

- Parte da manhã.

Recitação das Laudes.

Sessão de abertura, com palavras de boas vindas, saudações e agradecimentos de Dom Walmor Oliveira de Azevedo,  Arcebispo de Belo Horizonte e Presidente da CNBB.

Ressaltou dois fatos importantes da Igreja Católica no Brasil: 70 anos da CNBB e os 15 anos da V Conferência do Episcopado Latino Americano e do Caribe.

Também dirigiram algumas palavras de acolhida e agradecimentos, o encarregado de negócios da Nunciatura Apostólica,  Mons. Joseph Antony, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, Pe. Eduardo, Reitor do Santuário e o sr. Luis Carlos, prefeito de Aparecida.

Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro,  secretário geral da CNBB, apresentou a pauta e o programa da Assembleia.

A seguir, membros das Comissões Especiais, apresentaram as Análises de Conjuntura Social, "Exigências éticas,  justiça social e democracia, e Eclesial, Pentecostalismo e Evangelização.  Essas análises contribuem muito na compreensão de situações sociais e eclesiais, que incidem diretamente na Evangelização, oferecendo luzes para respostas pastorais.

Dom Edmar Peron, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, apresentou os textos a serem votados do Missal Romano.

Uma primeira redação foram lidas para apreciação  da Assembleia   de Mensagens ao Cardeal Marc Ouellet, prefeito do Dicastério para os bispos e ao Papa Francisco.

- A tarde.

Apresentação e acolhida dos bispos eleitos e nomeados nos dois últimos anos.

Assuntos próprios do ministério Episcopal.

O dia foi encerrado com a Santa Missa, martírio de São João Batista.

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.