59ª Assembleia Geral da CNBB, nesta terça-feira.

Dia 30 de agosto

Após a recitação das Laudes, teve início a pauta do dia, com a apresentação da atualização do Estatuto da CNBB.

Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto, presidente da Comissão de redação do texto "Reforma do Estatuto da CNBB", encaminhou a votação dos seus diversos capítulos, seções e partes,  a ser realizada pelos bispos presentes na Assembleia, mediante cópia do texto e cédula de votação.

Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e primeiro Vice-Presidente da CNBB, leu aos presentes a primeira redação da Mensagem dos bispos ao povo brasileiro, para apreciação, correções e possíveis emedas.

Dom José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, apresentou a nova redação do Documento de Estudos 114: "E a Palavra habitou entre nós" (Jo 1,14), Animação BÍblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias. A nova redação foi feita a partir das diversas sugestões recebidas, e anuência da Assembleia, através de votação por escrito.

Dom Edmar Peron, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, retomou o assunto do Missal Romano.

Dom Leomar Brustolin,  presidente da Comissão do tema central, Igreja Sinodal: comunhão,  participação e missão,  recordou os passos de elaboração do texto: Síntese da escuta aos Regionais e Organismos no processo para a elaboração das próximas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Proposta da Comissão:
- 2022, tempo de Escuta.
- 2023, tempo de Discernimento.
- 2024, Nova Redação para as Diretrizes.

Elaboração de uma Mensagem, apresentando ao Povo de Deus, os passos dados até o momento.

Comunicados de Dom Fernando Saburido sobre as atividades e programação do 18° Congresso Eucarístico Nacional, que irá acontecer na Arquidiocese de Olinda-Recife, nos dias 11 a 15 de novembro, com o tema: "Pão em todas as mesas". "Na Terra dos Altos Coqueiros,canta, meu povo, que é festa! E o pão em todas as mesas a comunhão manifesta".

Comunicados da Conferência dos Religiosos no Brasil - São 37 mil consagrados e consagradas no Brasil, nas diferentes famílias masculinas e femininas. A vida consagrada é um tesouro para a Igreja.

A equipe de comunicação da CNBB, depois de árdua pesquisa e escuta, propõe a atualização de sua marca, aprovada por unanimidade pela Assembleia. Na Galeria abaixo, a foto da marca e outras, e sua aplicação. 

Sobre a Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, de 2 a 6 de agosto de 2023, esteve presente na Assembleia um representante da Igreja de Portugal, reforçando o convite, principalmente dos jovens, a participar. A Jornada pretende ser um encontro com o Cristo vivo.

Dom Jaime transmitiu informações sobre o CERIS – Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais. É uma fundação com fins sociais vinculada à CNBB e à CRB. Criada em 1962, a instituição tem por missão contribuir para uma presença mais significativa da Igreja Católica na sociedade, com estudos, pesquisas e ações que propiciem o desenvolvimento de sua ação pastoral e social. Dentre os projetos de maior importância estão: o Censo Anual da Igreja Católica no Brasil e o Anuário Católico.

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.