59ª Assembleia Geral da CNBB

Quarta-feira, 31 de agosto.

"Quero clamar ao Senhor Deus em alta voz, em alta voz eu clamo a Deus: que ele me ouça" (Sl 76,2).
Rezamos com a Igreja as Laudes, clamando ao Senhor sua presença,  seu amor e sua providência. Pedimos, de modo particular, pelo bom êxito de mais um dia da Assembleia dos bispos.

Dom Edmar Peron, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, apresentou aos membros da Assembleia as propostas de correções ou adendos ao Missal Romano, para serem acolhidos ou não.
Segundo Dom Edmar, foi feito um longo caminho de tradução,  adaptações,  correções, incorporações, adendos e diagramação do Missal. Tudo para manter a espiritualidade, beleza, riqueza e fidelidade em nossa Liturgia.
O texto final da tradução da 3a Edição Típica do Missal Romano para o Brasil, depois de 18 anos de trabalhos realizados com as diversas equipes da CETEL, após votação positiva da Assembleia,  será enviado à Roma, para aprovação final em língua portuguesa no Brasil.
Deus seja louvado!

Dom Moacir Silva, presidente da Comissão de elaboração e redação do Estatuto da CNBB,  encaminhou a apresentação da acolhida ou não,  das diversas propostas de correções e adendos ao texto original.
A redação final passará por votação, mediante cédula, conforme prescreve a Lei canônica.

Dom Jaime e membros da Comissão retomaram à redação e leitura aos membros da Assembleia da "Mensagem dos Bispos ao povo brasileiro sobre o momento atual", com as correções, contribuições e acréscimos feitos.
A Mensagem foi aprovada por unanimidade.

O Reitor do Colégio Pio Brasileiro, Pe. José Otacio Oliveira Guedes apresentou informações, notícias e passos dados nos dois últimos anos.
Dom Jaime e Dom Walmor, agradeceram a presença na Assembleia do Reitor e o excelente e dedicado trabalho da atual equipe na administração do Colégio Pio Brasileiro, em Roma.
É preciso um esforço no envio de padres para estudos e atualizações, residindo no Colégio, que pertence à Igreja católica do Brasil. Quanto mais alunos o Colégio acolher, mais ajudará na sua manutenção.

Dom José Antônio Peruzzo apresentou as correções e acolhida das contribuições para a redação do Documento 114, "E a Palavra habitou entre nós" (Jo 1,14), Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias.
O texto será encaminhado para votação.

A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética apresentou os Critérios e itinerários para a Instituição do Ministério de Catequistas.
Na etapa da Assembleia virtual o texto foi apresentado, agora vem com as alterações feitas a partir das contribuições e sugestões de acréscimos.

Os 19 Regionais da CNBB se encontraram para discutir e encaminhar questões pastorais próprias e particulares a cada um.

Também foi colocado em discussão: o que será preciso considerar nas próximas Diretrizes?

Sobre o Rito da Celebração da Instituição de Catequistas dentro da Missa ou em uma Celebração da Palavra de Deus, Dom Edmar Peron apresentou a tradução do texto que veio de Roma, em latim, com alguns acréscimos, para apreciação e votação.

O dia de hoje foi concluído com a Santa Eucaristia, no Santuário, tendo como intenção os 70 anos da CNBB.

Dom Dimas Lara Barbosa presidiu a celebração, ressaltando a importância da história da CNBB, da nossa comunhão fraterna e espírito colegial.

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.