Celebração da Paixão do Senhor

A Igreja deixa de celebrar no dia de hoje os sacramentos, para dar atenção a um fato histórico essencial para a nossa fé, que é a morte de Jesus Cristo na cruz... o mistério da nossa redenção.

A programação da Sexta-feira da Paixão do Senhor teve início com a Via Sacra realizada às 9h na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Franca.

A Igreja ensina que neste dia, que os antigos chamavam de “Sexta-feira Maior”, quando celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo, é preciso manter o silêncio interior, aliado ao jejum e abstinência de carne e à oração. O clima vivido deve ser de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor.

Às 12 e às 15h aconteceram as Celebrações da Paixão do Senhor. A das 15h foi presidida por Dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano, concelebrada pelo pároco Padre Rogério Ruffo, cerimoniário o Vigário Paroquial, Padre André Rodrigues, e Diácono João César.

A Liturgia desta Sexta-feira é composta de três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão.

A Igreja deixa de celebrar no dia de hoje os sacramentos, para dar atenção a um fato histórico essencial para a nossa fé, que é a morte de Jesus Cristo na cruz, acontecimento que “faz parte do mistério do projeto de Deus” (CIgC, 599), o mistério da nossa redenção. Jesus é o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29), somos resgatados pelo seu precioso sangue (1 Pd 1,19). O Pai entregou seu Filho por nós, libertando-nos “do poder das trevas, transferindo-nos para o reino do seu Filho amado” (Cl 1,13). Somos “justificados gratuitamente, pela graça de Deus, por meio da redenção em Cristo Jesus” (Rm 3,24). “A prova que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5,8). Sem a realidade desse fato a nossa fé seria vazia, explicou Dom Paulo na homilia preparada para este dia.

À noite, com início às 19h30 e encerramento às 20h30, foi realizada a Procissão do Senhor Morto. Um grande número de fiéis participou deste momento, caminhando pelas ruas do centro. Acesse aqui o vídeo com a mensagem final de  Dom Paulo para este momento.