Comissões especiais apresentam relatos neste sexto dia da Assembleia da CNBB

De Aparecida, Dom Paulo Roberto Beloto

Hoje é o sexto dia da 60ª Assembleia Geral Ordinária dos bispos da Igreja no Brasil.  Um dia especial, pois os bispos eleitores irão iniciar o processo de votação daqueles que desempenharão funções e serviços na Conferência pelos próximos quatro anos.
Na recitação das Laudes, louvamos o Senhor, e depositamos no Espírito Santo nosso discernimento e confiança na sua luz e inspiração aos trabalhos que serão realizados.
"Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus,  ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!” (Sl 95,1-2).

Assuntos da Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral, através do seu Presidente, Dom Sebastião Lima Duarte e membros assessores.
A Comissão relatou o que acompanhamos pelos meios de comunicação, a grave situação de violência e violações do modelo extrativista e predatório no Brasil e Continente.
Mas há boas iniciativas de projetos e atividades pastorais, promovidos pela Comissão, na defesa e proteção do meio ambiente e povos indígenas.
Publicações importantes da Comissão, como destaque, o Estudo "Arquitetura da impunidade".
Ações: Junho verde, solicitações que a CF 2025, tenha como tema a "Ecologia Integral" e que a Comissão se torne Permanente.
Sobre a aprovação de que seja uma Comissão Episcopal Permanente, segundo o Estatuto da CNBB, não é possível uma definição na referida Assembleia, mas o assunto será encaminhado através do Conselho Permanente da CNBB, dada à sua importância e urgência.

Com as referidas intervenções, correções e acréscimos, a Assembleia aprovou a Mensagem da CNBB ao povo brasileiro: "Ele é a nossa paz; de dois povos fez um só, em sua carne, derrubando o muro da inimizade que os separava (Ef 2,14).

A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, através do Cardeal Leonardo Ulrich Steiner OFM, presidente, relatou suas informações:
- Agradecimentos ao Cardeal Cláudio Hummes, que foi o presidente da Comissão durante bom tempo.
- A Comissão é a expressão do compromisso da CNBB com a Amazônia.
Ações do quadriênio:
- constituição de uma Comissão para os encaminhamentos de atividades em favor do Sínodo para a Amazônia;
- IV Encontro da Igreja católica na Amazônia Legal, 50 anos do Encontro em Santarém; Insidência política,  através de documentos produzidos pela Comissão; promoção de cursos e elaboração de subsídios; presença junto ao povo Yanomami; Campanha Laudato si, promovida pelo Movimento Laudato si, na difusão do filme "A Carta: uma mensagem pela nossa Terra".
Comunicação: Realização do V Congresso Missionário Nacional, na Arquidiocese de Manaus, de 10 a 15 de novembro de 2023.
Dom Leonardo agradeceu a Presidência o apoio recebido no quadriênio. 

               

Notícias do Pontifício Colégio Pio Brasileiro
Pe. José Otácio, falou sobre ações consolidadas: gestão transparente e eficiente; facilitação do processo de concessão de bolsas de estudo; formação acadêmica. Investimentos no prédio. Campanha de envio de padres estudantes.
Desafios: atrair novos estudantes, implementar o Projeto Fundo Nacional, pensar o Colégio a médio e longo prazo.
O Pontifício Colégio Pio Brasileiro exerce um papel fundamental na formação dos padres no Brasil.