Presença real de Jesus Eucarístico em praça pública marca a Solenidade de Corpus Christi em Franca

“A praça ornada para o nosso Rei passar.” (Dom Paulo Beloto, Corpus Christi 2022)

A Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo -  Corpus Christi - foi celebrada com a Missa Campal na Praça Nossa Senhora da Conceição (Concha Acústica), no centro de Franca.

A celebração da tarde da última 5ª feira, dia 08 de junho, teve início às 16h e foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Roberto Beloto. Estiveram presentes, Dom Angelo Pignoli (bispo emérito de Quixadá), sacerdotes, diáconos, seminaristas, além de milhares de fiéis leigos.

Esta celebração é marcada pela presença real de Jesus Eucarístico publicamente, e a tradição da confecção dos tapetes pelos fiéis revela “a praça ornada para o nosso Rei passar” (Dom Paulo Beloto, Corpus Christi 2022).Também nas demais cidades da diocese a data foi celebrada pelas comunidades locais.

Em sua homilia Dom Paulo ressaltou a importância do momento, “Deus o merece, a nossa gratidão, nosso louvor”. Os fiéis reunidos celebram aquilo que os santos da Igreja ensinam: “o milagre da Eucaristia, a presença de Cristo no meio de nós”. Depois, partilhou sobre o que Deus ensina sobre a Eucaristia e questionou os presentes: “o que estamos fazendo aqui agora?” Celebrando o milagre de Amor, disse, e completou, “que possamos agradecer sempre o sentido de nossa vida: o serviço”.

Enfatizou que todos estavam presentes naquela hora também para adorar, para reverenciar Jesus na Eucaristia. Como reverenciar? Questionou. Com gestos, cantos...com a pobreza de cada um. “Jesus aqui presente é o mesmo dos evangelhos que, pela fé, reconhecemos que está no meio de nós”.

Por fim exortou a todos a pensar: qual o valor da minha vida? “Você está aqui para ser uma oblação, uma Eucaristia para Jesus”.

Após a comunhão os fiéis acompanharam a tradicional procissão ao redor da praça tendo à frente Jesus Eucarístico, caminhando por sobre os tapetes confeccionados na manhã do mesmo dia pelos paroquianos da cidade.
O momento de adoração e a benção final encerraram a celebração.

Fotos: Bruno Chioca, Pascom diocesana.