Reunião Geral do Clero

A reunião aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral

No dia 16 de maio de 2024, nas dependências do Centro Diocesano de Pastoral, aconteceu a Reunião Geral do Clero. Sob a presidência de Dom Paulo Roberto, a reunião teve início com a récita da Hora Média.

Posteriormente, fazendo uso da palavra, Pe. Rogério, representante dos presbíteros, externalizou sua alegria em participar do Encontro Nacional de Presbíteros. Neste sentido, destacou que também o Pe. Antônio Marcos participou deste encontro. No que tange o encontro, salientou que o tema foi de extrema relevância, sobretudo ao recordar que todos os presbíteros são chamados a gerar nos corações a esperança, sem se esquecer igualmente da dimensão humana pessoal.

Além disso, em face desta temática, o representante de presbíteros informou que no dia 07/06 acontecerá o dia de santificação do clero.

Sobre a casa presbiteral, o estatuto foi elaborado, e, em tempo oportuno, será transmitido aos padres para a apreciação e respectiva aprovação. Ademais, doravante, será chamada de Casa de Acolhimento Presbiteral Paulo VI. Ainda dentro desta perspectiva, o Pe. Wallace já está melhor e iniciou o processo definitivo de recuperação.

A respeito da Assembleia dos Bispo, Dom Paulo salientou que escreveu um breve artigo para o portal, o qual todos podem acessar, e, não menos importante, destacou que foi apresentada a Síntese do Instrumemto Laboris das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, e, posteriormente, antes da elaboração da redação final, serão transmitidos os questionários às dioceses.

Fazendo uso da palavra, o Pe. Flávio, Coordenador Diocesano de Pastoral, fez uma explanação sobre o Instrumento Laboris, destacando a importância da Igreja em saída, conforme sempre ressalta o Papa Francisco. Neste sentido, o instrumento foi dividido em três partes: a importância de escutar os sinais dos tempos, a necessidade de discernir para a conversão Pastoral, e, por fim, propor caminhos para a missão. Vale salientar, conforme informou o Pe. Flávio, que há como urgências a iniciação à vida cristã, a celebração da fé e o cuidado da vida.

Aproveitando o momento, foi destacada a importância do jubileu no próximo ano, salientando a programação e a possibilidade de uma peregrinação dos padres.

No momento final, a palavra foi aberta à todos, a fim de que fossem transmitidos os recados, e, por conseguinte, a divulgação de possíveis eventos. Dentre eles, o Pe. Diogo Augusto, Assessor da Pastoral da Comunicação, informou que no próximo dia 28/07/2024 haverá um workshop de comunicação. Além disso, o Frei Sérgio,  pároco da capelinha, informou que as obras já prontas e convidou todos os padres para a reinauguração das novas instalações da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Sem mais assuntos a serem tratados, o encontro terminou com a Oração do Angelus.

Pe. Diogo Augusto
Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação