Celebração dos Ministérios de Leitor e Acólito

Seminaristas do segundo e terceiro ano da etapa da Configuração foram instituídos nos Ministérios de Leitor e Acólito

Celebração dos Ministérios de Leitor e Acólito

No dia 29 de junho de 2024, a Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na cidade de Sales Oliveira, SP, foi palco de uma solene celebração litúrgica. Nesta data especial, os seminaristas do segundo e terceiro ano da etapa da Configuração foram instituídos nos Ministérios de Leitor e Acólito, reforçando seu compromisso com o serviço litúrgico e pastoral da Igreja Católica.

Ministério de Leitor

Os seminaristas que receberam o Ministério de Leitor foram:

Eduardo Tristão (Paróquia Sagrado Coração de Jesus; Franca)

Glauber Marchiori (Paróquia São João Batista; Ituverava)

Lucas Melo (Paróquia Divino Espírito Santo; Nuporanga)

Paulo Ricardo Rabelo (Paróquia Divino Espírito Santo; Nuporanga)

Matheus Castro (Paróquia São José; São José da Bela Vista)

O Ministério de Leitor é conferido a seminaristas ou leigos que assumem a responsabilidade de proclamar a Palavra de Deus durante as celebrações litúrgicas, como a Missa e a Liturgia das Horas. Estes leitores têm a missão de ler as Escrituras (exceto o Evangelho) e podem também preparar as leituras, promovendo uma compreensão mais profunda da Palavra entre os fiéis. O papel do leitor é crucial para a vivência da fé, pois ele facilita a comunicação da mensagem divina, enriquecendo a experiência espiritual da comunidade.

Ministério de Acólito

Os seminaristas que receberam o Ministério de Acólito foram:

Antônio Sérgio (Paróquia São José; São José da Bela Vista)

Felipe Rodrigues (Paróquia Cristo Rei; Orlândia)

O Ministério de Acólito é destinado a auxiliar diretamente no altar, servindo o sacerdote durante a Missa. Os acólitos têm diversas responsabilidades litúrgicas, incluindo a preparação do altar, a apresentação do pão e do vinho, a distribuição da Eucaristia aos fiéis e, em algumas circunstâncias, a exposição do Santíssimo Sacramento para adoração. Este ministério é fundamental para o bom andamento das celebrações eucarísticas, garantindo que todos os elementos necessários estejam devidamente organizados e que o culto seja conduzido com reverência e zelo.

Importância dos Ministérios

Os ministérios de Leitor e Acólito são etapas significativas na formação dos seminaristas, refletindo sua progressiva dedicação ao serviço litúrgico e pastoral. A instituição nesses ministérios marca um passo importante na jornada de preparação para o sacerdócio, permitindo que os seminaristas se aprofundem na experiência do serviço e desenvolvam um maior senso de responsabilidade e compromisso com a comunidade eclesial.

A celebração na Paróquia Santa Rita de Cássia foi um momento de grande alegria e espiritualidade, evidenciando o contínuo empenho da Igreja em formar líderes dedicados e preparados para servir o povo de Deus. A presença da comunidade paroquial e dos familiares dos seminaristas enriqueceu ainda mais este evento, simbolizando o apoio e a oração da Igreja em favor daqueles que se dedicam à vida ministerial.

Portanto, a instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito é um testemunho da vitalidade e do dinamismo da Igreja, que continuamente chama e prepara novos servidores para a missão evangelizadora. Que estes seminaristas, agora instituídos nesses ministérios, possam crescer cada vez mais na fé, na dedicação ao serviço litúrgico e na comunhão com toda a Igreja.

Moisés Marcelino Pieruci Freire, seminarista diocesano.