Missão: Um Testemunho de Fé e Serviço

Noite Vocacional

Entre os dias 30 de junho e 07 de julho de 2024, a Paróquia São João Batista, localizada em Franca, SP, foi agraciada com a presença e o serviço dos seminaristas das etapas do Propedêutico, Discipulado e Configuração. Sob a coordenação do seminarista Bruno Gonzales Silveira e o apoio do secretário das missões, Moisés Marcelino Pieruci Freire, a missão missionária se destacou pela integração e colaboração com a comunidade local.

A iniciativa teve início com o anúncio da Palavra de Deus, realizado de casa em casa e em espaços públicos, envolvendo pregações e cânticos para alcançar um público mais amplo. Além disso, os seminaristas dedicaram tempo às visitas aos enfermos assistidos pela Pastoral da Saúde, proporcionando conforto espiritual e humano.

Durante as noites, atividades formativas e momentos de oração fortaleceram a espiritualidade dos participantes. Destacaram-se formações sobre a Eucaristia, a oração na teologia do Papa Francisco, além de atividades comunitárias como a oração do Santo Terço e o Grupo de Oração.

Um ponto alto da semana foi a Noite Vocacional, que contou com a participação da Pastoral Vocacional Diocesana, incentivando os seminaristas e os jovens locais a refletirem sobre sua vocação na Igreja. A semana culminou com uma Celebração Eucarística no domingo, encerrando a missão de forma solene e gratificante.

Durante a reunião de revisão das atividades, os seminaristas discutiram a criação do COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas), um órgão que visa articular e organizar futuras missões, fortalecendo o protagonismo missionário dos seminaristas e estreitando os laços entre a paróquia e os jovens vocacionados.

Essa missão é uma expressão viva dos ensinamentos do documento Ad Gentes, que destaca a natureza missionária da Igreja e a importância da evangelização como missão central. A vivência dessa experiência enriqueceu tanto os seminaristas quanto a comunidade, reforçando a necessidade de uma organização estruturada das missões para garantir uma evangelização eficaz e integrada.

Agradecemos a todos os paroquianos, ao pároco Pe. Alessandro Orlovisk, ao vigário paroquial Pe. Marco Antônio e a todos os envolvidos que tornaram possível esta missão de fé e serviço na Paróquia São João Batista. Que este testemunho inspire novas iniciativas missionárias e fortaleça a caminhada de todos os fiéis na fé cristã.

Moisés Marcelino Pieruci Freire, seminarista diocesano.