4ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas

“Na velhice, não me abandones” (Sl 71,9)

Franca, 12 de julho de 2024.
 “Na velhice, não me abandones”
(Sl 71,9)

Prezados Padres e Diáconos

Por ocasião do 4º Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas, segue abaixo trechos da carta Aos Bispos e Padres de todo Brasil, de Dom José Antônio Peruzzo – Referencial da Pastoral da Pessoa Idosa na CNBB.

“O Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas foi instituído pelo Papa Francisco em 2021, com a proposta de ser celebrado todos os anos, sempre no 4º domingo de julho. Cada ano o próprio Papa Francisco escolhe um tema e envia uma Mensagem dirigida a este público, ou seja, aos avós e às pessoas idosas.

O Prefeito do Dicastério para o Laicato, Vida e Família, Cardeal Kevin Farrell, faz um apelo para que todos nos empenhemos em fazer chegar essa mensagem do Santo Padre a todas as pessoas idosas. E não somente isso, aconselha que em cada Paróquia e em cada Diocese, celebre-se uma Santa Eucaristia, se possível com a participação de muitas pessoas idosas, ou pelo menos, que se faça na intenção dessas pessoas.

O tema escolhido para este ano é: “Na velhice, não me abandones” (Sl 71,9). E a mensagem do Papa Francisco traz toda a motivação sobre a história de Rute que não abandonou a sua sogra Noemi. ”

A partir da motivação de Dom José Antônio Peruzzo, encaminho as sugestões para celebrar o 4º Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas.

a. Dedicação de uma das missas do domingo, 28 de julho, ao Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas:

1. Sugestões para as preces:

• Pelo Papa Francisco, para que o Senhor abençoe e proteja o seu ministério, e pela Igreja por ele guiada, para que seja cada vez mais uma casa acolhedora para os avós e idosos. Rezemos ao Senhor.
  • Por todos os idosos, para que continuem a olhar para o futuro e para que, pela experiência e pela oração, continuem a empenhar-se na construção de um mundo mais fraterno. Rezemos ao Senhor.
  • Pelos jovens, para que ofereçam ao Senhor o pão da sua vitalidade, não o guardando para si, mas dando-o a Deus para que o multiplique e para que o mundo se regozije com a alegria transbordante de um novo abraço entre jovens e idosos. Rezemos ao Senhor.
  • Por todos os avós, para que possam ser fonte de sabedoria para as nossas famílias, e para que aprendam a transmitir o tesouro da fé aos netos e às novas gerações. Rezemos ao Senhor.
  • Pelo fim de todas as guerras em todas as partes do mundo. Supliquemos ao Senhor para que conceda a consolação aos que perderam entes queridos, a cura aos feridos, o regresso à casa aos encarcerados, e para que se encontrem por toda a parte caminhos de diálogo e de paz. Rezemos ao Senhor.

2. A coleta da missa poderia ser destinada a apoiar projetos eou instituições que atendem pessoas idosas;

3. Oração do 4º Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas:

Senhor, Deus fiel,

Vós que nos criastes à vossa imagem,

Vós que nunca nos deixais sozinhos

e nos acompanhais em todas as estações da vida,

não nos abandoneis, mas cuidai de nós

e concedei-nos, mais uma vez,

que nos reconheçamos filhos vossos.

Renovai os nossos corações com a vossa Palavra

e não deixeis que ninguém seja descartado.

O vosso Espírito de amor conforme-nos à vossa ternura

e ensine, também a nós, a dizer:

“Eu não te abandonarei!”

a quem encontrarmos no nosso caminho.

Ajude-nos o vosso amado Filho

a não perder o gosto da fraternidade

e a não aceitar o triste conformismo da solidão.

Ajudai-nos a olhar para o futuro com esperança renovada

e fazei do Dia Mundial dos Avós e Idosos

um dia sem solidão, primícia da vossa paz.

Amém.

4. Benção Final – Benção da vida longa

Senhor Deus todo-poderoso,

que transmitistes a estes vossos filhos longa vida,

dignai-vos comunicar-lhes vossa bênção.

Que eles sintam a ternura e a força da vossa presença.

Olhando para o passado,

alegrem-se com vossa misericórdia,

e vendo o futuro,

perseverem na santa esperança.

Por Cristo, nosso Senhor.

b. Visitas às pessoas idosas:

• Para levar a todos – mesmo aos mais isolados – a mensagem de proximidade e consolo que o Dia quer exprimir, sugerimos que se realizem visitas às pessoas idosas sozinhas da comunidade e se lhes entreguem a mensagem do Santo Padre.
  • A visita, sinal tangível da Igreja em saída, é um modo para reafirmar que os idosos, mesmo os mais solitários, estão no centro das nossas comunidades.
  • A visita manifesta a escolha pessoal, a exemplo da jovem Rute, de não abandonar ninguém.
  • A visita pode ser uma ocasião para oferecer um presente, por exemplo, uma flor, e para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
  • O encontro entre jovens e pessoas idosas, e a amizade que dele pode nascer, demonstram que a misericórdia do Senhor se estende de geração em geração.

Fraternalmente,

Dom Paulo Roberto Beloto