Santuário de Aparecida/SP

Juntos para Cuidar

Comunicamos aos Senhores e suas comunidades de fé que, a Diocese de Franca esteve representada em Aparecida/SP, na segunda fase, do GENFEST 2024, ocorrida nos dias 19 a 21 de julho de ano. É um festival que acontece de 06 em 06 anos em alguma parte do mundo, promovido pelo Movimento dos Focolares que reúne jovens de vários países. Reconhecemos a imensa graça de Deus, de N. Sra. Aparecida, e em especial, dos jovens santos da Igreja, por tê-lo este ano no Brasil, especialmente com o tema: “JUNTOS PARA CUIDAR”.

Inspirado pelos ensinamentos de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, o evento busca concretizar a visão de um mundo mais unido, motivado pela oração de Jesus: “Que todos sejam um”. (cf. João 17, 21-23), promovendo a conexão e a cooperação para a construção de um mundo melhor.

No início da festa, o reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, deu as boas-vindas dos anfitriões aos jovens. Foi seguido pelo núncio apostólico, o representante diplomático do Vaticano no Brasil, o bispo dom Giambattista Diquattro, que fez sua saudação aos jovens presentes, que vieram de mais de 50 países. Logo depois, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, leu a mensagem com a bênção do Papa Francisco para o Genfest, escrita pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin. Em seguida, a presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram, fez um pequeno discurso aos jovens em que afirmou, lembrando o lema do Genfest, que “juntos, nossos sonhos se realizarão”.  Com ela, saudaram os participantes da festa o Pe. João Chagas, da Comunidade Católica Shalom – que representava o fundador dessa obra, Moysés Azevedo, e o Pe. José Luiz Menezes, presidente da Fazenda da Esperança.

O evento contou com a participação de DJ, da Banda Unità (responsável pelo hino do Genfest 2024 – We can/ Nós podemos), e também com a banda italiana Gen Verde (composta com 19 artistas de 14 países

Estiveram presentes aproximadamente 4.000 jovens, representando 52 países de diversos continentes que expuseram suas experiências de união, e o diálogo entre pessoas de diferentes religiões, culturas e origens; desafios que em nossos dias se faz necessário, promovendo assim, uma nova cidadania, desenvolvida no coração dos jovens, e fazendo nascer homens novos.

Experiências:

Silvia Helena Bortolini dos Santos 

Minha experiência começou no pré-Genfest com diversas ações na divulgação do evento, os momentos de dificuldades e incertezas quanto ao deslocamento até Aparecida, e finalmente na véspera da nossa ida, houve grande manifestação “Dele”, animando-nos imensamente na jornada. O evento, simplesmente posso definir que foram momentos de PARAISO, alimentando-nos na alma, no Espírito para que possamos prosseguir nossa caminhada pelo Ideal de Chiara e o caminho da Santidade que ela nos deixou, ou seja que tenhamos um mundo unido, e sejamos um só povo e um só coração, João 17, 21-23.” 


Fabiana Alves Cintra 

Queria muito participar do GenFest, porém seria difícil conseguir uma folga no trabalho. Na vida, nós fazemos um plano e Deus faz outro, em maio fui desligada da empresa, momento de muita dor, mas procurei ver ali Jesus abandonado, e aos poucos fui percebendo que Deus me queria em outro lugar, e assim dei o meu sim para ir ao evento. Surgiram muitas incertezas, mas aprendi no Movimento que quando damos o nosso sim, Deus faz a obra, e as providências foram surgindo, e praticamente na véspera da viagem tudo se acertou. Durante o GenFest pude experimentar junto com aqueles jovens a presença de Jesus em nosso meio. Sentíamos uma atmosfera diferente onde todos buscavam viver o tema deste ano, “Juntos para cuidar”. O momento inter-religioso ficou muito forte para mim, pois mostrou que o Mundo Unido pode ser construído através da Unidade e da Paz, respeitando as diversidades, e assim seguirmos em busca da Santidade, vivendo os ensinamentos de Jesus “Que todos sejam um”, e levando ao mundo o carisma do Movimento dos Focolares que é a “Unidade”. 


Pedro Valeriano Barbosa Ferreira 

Me chamo Pedro de Maria, sou seminarista na diocese de Franca SP, 27 anos de idade, cursando o primeiro ano de seminário. Venho por meio desse breve testemunho relatar o quão sou grato a experiência Genfest 2024 em nosso santuário de Aparecida no Brasil, a convite de membros do Focolares como a Silvia e Fabiana, me senti motivado a viver essa jornada, disse meu sim em meio a dúvidas e não me arrependo, pois foi uma experiência ímpar em minha vida e vocação, agradeço a todos que se dedicaram de forma imprescindível para realizar esse evento, que teve força para unir, tocar, reacender e avivar a nossa fé, uma experiência de fé mas principalmente de eclesial, ser igreja de forma universal e internacional foi de fato a lição que mais me marcou, e claro o carisma do Movimento dos Focolares, na maneira de acolher de cada um sem discriminação e distinção de pessoas, quando perguntei para uma consagrada qual sua marca e seu hábito, ela me respondeu: Nosso Carisma e nosso hábito é o sorriso! E isso ficou gravado em meu coração, pois de fato todo evangelho e toda religião se resume nessa forma de amar incondicional que supõe acolher o outro com suas diferenças. Sou grato aos Focolares por tão linda e sublime experiência de fé nesse Genfest.  Fraternalmente unidos em oração! 


Aislan Bonfim de Alcântara

Participei do Genfest porque quis reviver a experiência de diálogo com pessoas de outros países. Mas participar do Genfest foi além disso, foi muito melhor porque não se limitou ao diálogo, ou somente ver como era os jovens de outros países que iriam ao Genfest. Foi um evento com palestras, animação com DJ, apresentação cultural dos países latino-americanos, momentos em que pintei desenhos de papel do lado de uma jovem colombiana, outra argentina, outra australiana, e brasileiros paulistas e nordestinos. Saber aproveitar isso para promover a paz, o diálogo, o respeito, a conexão e a unidade das pessoas me tocou, e conhecer o Movimento dos Focolares no Brasil mostra quão grande pode ser a evangelização, uma vez que une, cria e compartilha experiências na diversidade brasileira e global. Uma vez um padre me disse que meu terço é colorido para lembrar dos continentes pelo mundo e que Jesus precisa estar em todos. Rezemos para todos alcançarem Jesus. 


Gabriela e Fábio Goto 

O lema do Genfest 2024 foi “Juntos para cuidar” e durante o encontro e as experiências que foram contadas, me lembrava sempre o olhar atento que Jesus tinha com cada um que passava em sua vida e o quanto essas vidas eram transformadas pelo amor. Então, resolvi parar um pouco, e ir ao encontro do outro, escutando, acolhendo quem necessitava de uma palavra, de um abraço, de uma partilha. Foram dias em que renovei a minha vontade de espalhar esse amor, esse cuidar de Jesus por onde eu passar… 


Na certeza de um grande avanço pastoral, junto à juventude, que nesta oportunidade pôde-se enxergar concretamente o tão sonhado Mundo Unido. Cremos que juntos pensaremos este momento único e tão importante no compromisso com o Reino de Deus.


Silvia Helena Bortolini dos Santos e Fabiana Alves Cintra

Coordenadoras do Movimento dos Focolares em Franca