1° ENCONTRO GERAL DO CLERO DE 2025

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, o 1° Encontro do Clero de 2025


Nesta quinta-feira, dia 27 de fevereiro de 2025, aconteceu o 1° Encontro Geral do Clero do ano de 2025, no Centro Diocesano de Pastoral. Neste sentido, no primeiro momento, seguiu-se com a Oração da Hora Média, e, posteriormente, o Coordenador de Pastoral fez a acolhida de todos os presentes.


Na sequência, aconteceu a profissão de fé dos Vigários Forâneos e do Coordenador de Pastoral que permanecerão à frente do Conselho de Presbíteros por dois anos.


Fazendo uso da palavra, o Pe. Adilson, pároco da Paróquia Santa Rita, discorreu acerca do trabalho que tem sido desempenhado pela Pastoral da Escuta. De fato, dentro de sua paróquia, a pastoral nasceu para atender as dificuldades do período da pandemia, e, após a realização de treinamentos, formou-se uma equipe para atender e acolher as pessoas que passam por alguma dificuldade pessoal. Contrário do que muitos poderiam pensar, o Pe. Adilson salienta que "não se trata de terapia, mas de uma extensão da Pastoral da Acolhida".


Neste encontro, fazendo também uso da palavra, o Pe. Valdomiro, Ecônomo da Diocese, expôs o Relatório Financeira da Cúria Diocesana do ano de 2024 e o relatório consolidado de 2023 de toda a Diocese, como é costume fazer anualmente. Desse modo, vale salientar que os resultados na Diocese demonstra superavit. 


Na sequência, Pe. Rogério, Coordenador de Presbíteros, falou um pouco sobre a programação para o ano de 2025. Neste sentido, o sacerdote ressaltou a inauguração da casa presbiteral que acontecerá no próximo dia 1° de março de 2025.


Como temas gerais, falou-se sobre o terço dos homens (Diácono Carlos), da Pastoral do Menor (Pe. Ovídio), das aulas para os candidatos ao diaconato (Pe. Aparecido), da formação para os Ministros Extraordinários da Eucaristia e da Festa da Família Diocesana (Pe. Wallace).


O Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Flávio Augusto, fez alguns destaques a respeito do Sínodo da Sinodalidade, inclusive expondo brevemente as conclusões do documento final. Além disso, destacou os preparativos para a Assembleia Diocesana a partir da experiência de escuta e das Diretrizes para a Ação Evangelizadora que será promulgado a partir do caminho Sinodal.


O encontro do clero encerrou com a benção dada por Dom Paulo e o almoço.


Pe. Diogo Augusto 

Assessor de Comunicação