ENCONTRO GERAL DO CLERO

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 22 de maio de 2025, o Encontro Geral do Clero. Neste sentido, o encontro começou com a récita da Hora Média.

Dando sequência aos trabalho, o confrade Agnaldo, pertencente à Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), salientou que o lar São Vicente de Paulo de Franca completa 120 anos e é gerido pela própria Sociedade São Vicente de Paulo. Diante disso, o mesmo falou um pouco sobre as atividades desempenhadas pelos vicentinos e destacou a importância do apoio dos clérigos para dar prosseguimento aos trabalhos.

Seguindo a pauta, a Caritas Diocesana fez sua prestação de contas do ano de 2024. Neste sentido, o Diácono José Luíz ressaltou que o principal objetivo sempre foi articular ações das pastorais sociais, e, por esta razão, atua há 17 anos na Diocese de Franca.

Dando prosseguimento, o Vigário Judicial da Diocese de Franca, Pe. Antônio Pádua, falou sobre a reforma do livro VI do Código de Direito Canônico, sobre os delitos penais, e, neste sentido, discorreu sobre as consequências canônicas dos abusos morais e psicológicos. A finalidade do Motu Proprio "Pascite gregem Dei" promulgado pelo Papa Francisco foi dar clareza e eficácia às normas, proteção das vítimas e da comunidade, correção dos culpados com justiça e responsabilidade pastoral do clero. Assim, a finalidade é possibilitar a transparência, a prestação de contas e a punibilidade de possíveis delitos ou desvios. 

Posteriormente, o Chanceler do Bispado, Pe. Wallace, a partir do decreto de protocolo n. 174/2025, salientou sobre a importância da Eucarista na vida da Igreja e destacou as orientações pertinentes à vida dos Sacramentos.

Passando aos comunicados, o Assessor da Pastoral Vocacional, Pe. Diego, destacou o trabalho que tem sido realizado, ampliando as atividades junto aos casais de namorados e com a Pastoral Familiar. Além disso, o Pe. Welington, Reitor da Etapa da Configuração, salientou que na próxima semana, juntamente com Dom Paulo e com o Pe. Diego estarão no encontro da OSIB.

Sobre o economato, o Pe. Valdomiro informou que a Diocese de Franca recebeu nota alta da Receita Federal, portanto, motivo de grande alegria para o clero Diocesano.

O Encontro Geral do Clero encerrou com a Oração e o almoço de confraternização.

Pe. Diogo Augusto 

Assessor Diocesano de Comunicação