Encontro para leigos
A experiência vocacional é fundamental para cada pessoa: trata-se de descobrir, perceber e discernir entre tantos apelos qual é a vontade de Deus a respeito da sua vida.
Quantas vezes recitamos a oração do Senhor e dizemos entre os demais pedidos: “seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu” ? A vontade de Deus é o que melhor pode acontecer para cada um. Ela coincide com a vontade mais profunda e autêntica que podemos ter. Por isso, acolher e fazer esta vontade é fonte de felicidade, de realização e de integração pessoal. A vontade do Senhor provoca na pessoa paz, vida e liberdade, pois a coloca em contato com o seu verdadeiro ser e verdadeira vocação.
O Batismo é a fonte da identidade cristã e de todas as vocações. Apesar da comum dignidade batismal e de uma vocação única à santidade, há caminhos diferentes para realizá-la, segundo a inspiração recebida. Na Igreja, distinguem-se gêneros de vida diferentes: cristãos leigos, consagrados e ministros ordenados. As vocações específicas são caminhos que cada batizado segue, ouvindo o chamado de Deus. É a maneira própria de cada pessoa realizar a sua vocação fundamental.
A Exortação Apostólica sobre a vida Consagrada, do Papa João Paulo II, nos números 6 a 11, apresenta diversas formas históricas de vida consagrada: vida monástica, ordem das virgens, eremitas, viúvas, vida contemplativa, vida religiosa apostólica, institutos seculares, sociedades de vida apostólica.
Além dessas diversas formas, a Igreja reconhece aos leigos e leigas a sua experiência batismal e a possibilidade da consagração à Igreja particular. Não é a pertença a um Instituto de vida secular, seu vínculo de consagração é a diocese. Nela podem exercer sua vocação, em comunhão com o bispo, com o pároco e demais leigos. (Dom Paulo Roberto)
Se você se sente chamado a viver esse estado de vida, acesse o link, faça sua inscrição e venha participar:
https://forms.gle/1RD8AZs2AVUfmiBW6



