Mensagem de Natal
“A esperança não decepciona” (Rm 5,5)
Celebramos a solenidade do Natal do Senhor, reanimando a esperança que não decepciona, porque na cidade de Davi, nasceu para nós um Salvador, que é o Cristo Senhor (cf. Lc 2,11).
As razões da encarnação do Verbo são as razões da nossa esperança e provocam louváveis reações.
A alegria: “Eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo” (Lc 2,10).
O silêncio e a contemplação: “Maria, porém, guardava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração” (Lc 2,19).
A superação do medo: “Não temais!” (Lc 2,10), pois Deus vem a nós para nos redimir, este é o motivo da nossa coragem.
O Natal suscita em nós uma atitude de louvor: “Glória a Deus no mais alto dos céus” (Lc 2,14). “E os pastores voltaram, louvando e glorificando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto” (Lc 2,20).
“Paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2,14). O nascimento de Jesus realiza a paz. Ele é a nossa paz (cf. Ef 2,14).
A contemplação da encarnação do Verbo nos ensina a olhar o mundo com amor e compaixão. O Natal nos educa a ter paciência com as pessoas, com as coisas e as circunstâncias da vida.
O Natal desperta em nós a solidariedade: nossa missão é amar e servir.
No Natal nasce uma criança especial, o Menino Deus: se soubermos encontrar sempre o seu rosto nas diversas circunstâncias da vida, caminhamos na esperança; se soubermos reconhecer e acolher a sua presença, iremos cultivar: a alegria, o silêncio, a coragem, o louvor, a paz, a compaixão e a solidariedade.
Um feliz e santo Natal para todos.
Dom Paulo Roberto Beloto,
Bispo de Franca.



