Encontro Provincial fortalece a missão da Pastoral da Educação nas dioceses da Província de Ribeirão Preto

Representantes da Pastoral da Educação das dioceses de Franca, Jaboticabal, São João da Boa Vista e Ribeirão Preto participaram, na manhã do dia 6 de junho, do Encontro Provincial da Pastoral da Educação, realizado no Salão Dom Alberto, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Ribeirão Preto.

O encontro teve como objetivo ampliar a formação dos agentes de pastoral e fortalecer o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Educação nas dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, promovendo a comunhão, a troca de experiências e o compromisso com a missão evangelizadora no ambiente educacional.

A acolhida foi realizada por Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto, e o encontro contou também com a presença de Dom Carlos Lema Garcia, bispo referencial da Pastoral da Educação no Regional Sul 1 da CNBB.

Com o tema "Desenhando novos mapas de esperança para a comunidade educativa", inspirado na Carta Apostólica do Papa Leão XIV, Traçar novos mapas de esperança, os participantes refletiram sobre o papel dos educadores cristãos na construção de uma cultura de esperança, diálogo e humanização nas escolas.

Durante o encontro, os participantes também acompanharam mensagens em vídeo enviadas por Dom Francisco Agamenilton Damascena, bispo referencial do Setor Educação da CNBB; por Dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca; e pelo Padre Júlio César Evangelista Resende, assessor nacional do Setor Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo a coordenadora diocesana da Pastoral da Educação de Franca, Nize Lane, a participação da Diocese possui um significado especial devido à história construída ao longo de mais de três décadas de atuação.

"Franca, por ter completado 34 anos de caminhada com a Pastoral da Educação, sempre em parceria com a Diretoria de Ensino e a Secretaria Estadual de Educação, tornou-se um modelo de ação não somente no Estado de São Paulo, no Regional Sul 1 da CNBB, mas também em âmbito nacional. Há vários anos nossa Diocese coordena esses encontros, fortalecendo a comunhão e a formação entre as dioceses da Província."

Ao final, Nize destacou a missão confiada aos educadores que atuam nas escolas, levando os valores do Evangelho ao ambiente educativo.

"Todos nós somos agentes responsáveis pela humanização nas escolas. É uma linda missão dada a nós, educadores, para que possamos nos unir e transformar o mundo. Tudo é possível quando colocamos o amor acima de tudo."

O Encontro Provincial reafirmou o compromisso da Pastoral da Educação com a formação permanente de seus agentes e com a construção de uma educação inspirada nos valores cristãos, fortalecendo a comunhão entre as dioceses e renovando o chamado para que educadores sejam presença evangelizadora e promotora da esperança em suas comunidades escolares.